Limpeza da prótese – o “banho” da dentadura

Umas das coisas que deve entender quando começa a usar a sua prótese é que a limpea diária
é uma parte crucial para manter o bom estado da sua prótese. Quando não estiver a usar a sua
prótese, deve colocá-la num banho. Este banho irá manter a sua prótese em segurança, pois
vai mantê-la húmida, não permitindo que ela seque ou se deforme.

Considera-se necessário retirar as prótese para dar descanso às gengivas, por um mínimo de seis horas todos os dias. A maioria dos usuários de prótese realiza este processo, removendo suas próteses, todas as noites antes de ir para a cama. Este é um bom momento para dar a sua dentadura uma escovação completa e suave e uma boa lavagem. Próxima paragem, o banho de dentadura.

A ineficácia do antigo método de mergulhar a prótese em água

Antigamente, pela falta de cuidados, os utentes de próteses apenas colocavam as suas dentaduras ou próteses num copo de água. Mais tarde, surgiram os efervescentes de limpeza de próteses. No entanto, os acidentes com o copo da dentadura eram frequentes e chegou a hora de criar algo mais funcional.

Além disso, se a prótese tivesse sido mal limpa, criavam-se as condições ideais para a criação de bactérias. E está-se mesmo a ver onde iríam parar essas bactérias logo pela manhã… Alguns dentistas concluem até que essa era uma das causas para o surgimento de doenças do foro gastro-intestinal. Portanto, de certeza que quer continuar com este método?

O novo método de guardar a dentadura à noite

Perante tudo isto, chegou a hora de criar um método mais funcional e assim surgiu assim o chamado banho de dentadura.

Este banho da dentadura consiste numa espécie de cesto plástico especial que não permitirá o desenvolvimento de bactérias. As pastilhas efervescentes podem também ser utilizadas no banho de dentadura. Quando acordar de manhã, basta tirar a prótese e passá-la por água. Está pronta a ser usada.

As vantagens de usar este “cesto de plástico” são evidentes:
– deixa de correr o risco de deixar cair a prótese
– deixa a prótese muito mais segura do que se estivesse caída num copo qualquer
– impede a formação de bactérias nocivas quando usada com pastilhas efervescentes adequadas


Como poderá ter concluído por esta altura, o banho da dentadura é um método ultrapassado. Tente este novo e verá que tudo melhorará: tanto o aspecto da sua prótese (como até o seu sabor) e garantirá que o seu manuseamento será mais seguro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *