ProtesesDentarias.com

A Prótese Dentária sem segredos


 

A adaptação à prótese dentária

Há vários factores que preocupam quem vai colocar uma prótese dentária: Como vai ser a minha adaptação? Será que vai doer? Quanto tempo passa até eu me habituar à prótese dentária? Tudo questões legítimas e pertinentes. para as quais este artigo tem a resposta. Leia o artigo e perceba como será o seu processo de adaptação à prótese dentária.

A adaptação à prótese dentária

No início do uso da sua nova prótese dentária, é possível que sinta algum desconforto. É natural. O dentista ao entregar a prótese prevê já a existência de algumas zonas de ajuste que poderão ser “moldadas” de forma a melhor acomodar a prótese à boca do paciente. Esses ajustes permitem não só compatibilizar a prótese com o seu usuário, mas também equilibrar a mordida, a oclusão e o encaixe das partes da prótese.

Quer saber como será o início?

  • você sentirá uma certa estranheza por ter um “corpo estranho” na sua boca
  • seu corpo produzirá mais saliva que o normal
  • você vai falar de um modo algo diferente
  • é possível que morda involuntariamente as bochechas
  • na zona de apoio da prótese poderá sentir dor e desconforto

O que recomendamos

Nesses primeiros dias tente mastigar com cuidado, assim tem menor probabilidade de morder suas bochechas e não forçará demais as zonas de apoio da prótese. Nomeadamente as gengivas. Tente mastigar a comida de forma homogénea, em movimentos verticais, de forma pausada e equivalente por ambos os lados da prótese (no caso por exemplo das dentaduras)

É também importante que, apesar do desconforto que possa sentir, mantenha a prótese na sua boca o máximo de tempo possível. Se retirar para aliviar, faça-o por períodos de tempo muito curtos e volte a colocar. Há dentistas que inclusivé recomendam que durma com a prótese, embora tal não seja consensual, siga o conselho do seu médico.

Quanto à alimentação, tente ingerir alimentos de fácil mastigação, moles e que não forcem sua mordida. Exemplos: puré de batata, carne picada, peixe e sopa.

Tente progressivamente se ajustar ao seu novo modo de falar, aos novos movimentos de sua língua, músculos da face e lábios. Faça sua rotina normal e verá que com o tempo se acostumará.

O tempo que decorre até se adaptar à prótese dentária varia de caso para caso, mas em cerca de um mês é possível que esteja totalmente acostumado e seu corpo já habituado

Nota: Nesta fase inicial, caso sinta dor muito intensa, ou até se criar feridas provocadas pelo uso da prótese, deve dirigir-se rapidamente ao seu dentista.

Patrocínios

188 comentários

  1. Rosi disse:

    Retirei todos os dentes da parte de cima,Não estou cconseguindo colocar a prótese quando rela no meu céu da boca me dá muita ânsia ai não paro de vomitar tem alguma coisa Que posso fazer pra reverter essa situação pois não posso ficar sem dentes

    • admin disse:

      Só com habituação você condegue ultrapassar essa fase. Continue a usar a prótese.

    • Alencar Cabral disse:

      Também coloquei dentadura no maxilar superior, estou com muita dificuldade para adaptar, tenho tido até ânsia de vômito, já faz 15 dias, até agora não consegui nada. Não consigo falar correto, não consigo comer com ela. Parece ate que ficou um pouco folgada na minha boca.

    • Soeli Salvador disse:

      Pede para o dentista verificar se não está muito grande, se não estiver chupe balinha de menta todas as vezes que der ãncia, eu já é a segunda,e tbm senti ância nesta segunda mas foi só no primeiro dia,balinha resolveu.

    • evisson frança disse:

      às vezes o acrílico esta muito prolongado para o palato mole(céu da boca), o que causa ânsia de vômito. Peça para seu dentista retirar mais acrílico do céu da boca em extensão.

  2. Jorge L. Machado disse:

    Coloquei uma prótese total superior há cerca de 1 mês e a produção de saliva em excesso incomoda muito. A produção de saliva acima do normal vai ficar para sempre ou depois de algum tempo cessa este excesso de saliva.
    Obrigado pela atenção!

    • admin disse:

      Depois de algum tempo passa. É só até o seu corpo se habituar a um objecto estranho em sua boca.

  3. Rita disse:

    A seis dia que estou com a minha prótese, mas dói demais,minha gengiva está toda machucada e o meu dentista disse que é normal e não consigo manter os lábios feixados porque?

  4. VERA SANTOS disse:

    RETIREI TODOS OS DENTE DE BAIXO A PROTES MACHUCA MUITO A GENGIVA FERI MESMO TA LARGA MINHA DENTISTA DISSE K E ASSIM MESMO TO CANSADA E VOLTAR LA O K FAZER

    • Coloquei uma protese superior mas bem atraz nos ultimos dentes que eu estrai doi muito a gengiva e o osso também o que posso fazer ,sendo que é a segunda que coloco! disse:

      Coloquei uma protese superior mas bem atraz nos ultimos dentes que eu estrai doi muito a gengiva e o osso também o que posso fazer ,sendo que é a segunda que coloco!

    • Zélia Casimiro disse:

      Coloquei próteses superior e inferior e não estou suportando tanta dor, parece que chupei um abacaxi co casca, estou com a boca toda ferida. Me ajudem por favor

  5. Lucas disse:

    COLOQUEI A PROTESSE SEMI FLEXIVEL NA PARTE DE CIMA,POREM O DENTE DA FRENTE TA MAIOR QUE O NORMAL,O DENTISTA FALOU QUE COM O PASSAR DOS DIAS ELE SE ALINHARIA AOS OUTROS,ISSO É VERDADE?OU ELE ERROU E TA MIM FALANDO ISSO PRA MIM ENROLAR?

    • admin disse:

      Isso está totalmente errado. Volte ao dentista e ele que ajuste o tamanho do dente, é essa a obrigação dele.

  6. Rose martins disse:

    Semana que vem vou arrancar9dentes da parte inferior..todos moles..nao tem problema? Depois os de cima 6 em alguns meses…implante total sem condiçoes…ou sera emcima ou embaixo..gostaria de uma ajuda…faço implante superior ou inferior? A outra parte sera uma protese…me ajuda..to confusa pq nao sei ..implante superior e protese inferior? Ou vice-versa?..obrigada

  7. Rosa disse:

    tenho prótese superior, adaptação foi tranquila porém coloquei a inferior e essa tá sendo um tormento para mim, sai do consultório com ela parecia que estava tudo tranquilo não doia nada, com dois dias não aguentei pois feriu toda a parte de baixo da minha boca, já tem 7 dias e eu não consigo colocar pq ainda doi muito, dentro da minha boca pela parte de dentro apareceu um caroço que está enpedindo de colocar a prótese e a mesma ao tocar no caroço doi muito … obrigada pela atenção e tenha um belo dia !!!

  8. Minha mãe usa prótese dentária completa nas duas partes, e agora depois de muito tempo e uso está sentido muita dor nas gengivas o que impede de se alimentar direito. O que pode ser? disse:

    Minha mãe usa prótese dentária completa nas duas partes, e agora depois de 7 meses de uso está sentido muita dor nas gengivas o que impede de se alimentar direito. O que pode ser?

    • admin disse:

      Se isso surgiu apenas após 7 meses, as gengivas terão tido algum problema. Vá ao dentista, ele poderá ajudar.

  9. Ray disse:

    Coloquei protese a uma semana e o dente da frente perto canino ta ernorme e incomoda demais😕

  10. luana disse:

    bom dia tenho perda dentes tirei tres dentes e fiz uma protese flexivel na parte de cima, faz oito meses que estou com a protese flexivel e agora caiu um dente da frente…quero saber se é por causa da protese que meu dente caiu??

Escreva aqui o seu comentário