ProtesesDentarias.com

A Prótese Dentária sem segredos


 

Prótese dentária acrílica

Como é sabido as próteses dentárias são estruturas que lhe permitem eliminar a ausência de dentes. Assim, ao longo dos anos foi necessário chegar a um material qua fosse não só durável, como esteticamente aceitável e que por fim não causasse qualquer tipo de reação nefasta para o corpo dos pacientes. A prótese acrílica foi a solução encontrada.

As próteses dentárias acrílicas que usam polímeros de elevada resistência, foram resultado de anos de evolução e provaram ao longo dos tempos ser feitas do material ideal. São resistentes a anos e anos de mastigação, têm uma taxa extremamente baixa de reações alérgicas nos pacientes que as usam, esteticamente funcionam de forma aceitável e acima de tudo têm um custo muito mais baixo que tratamentos alternativos como os implantes dentários.

 

Tipos de próteses acrílicas e a sua composição

Um dos exemplos de proteses acrílicas absolutamente massificado em todo o mundo é o das dentaduras. Em termos técnicos esta é uma prótese dentária removível (pois pode ser retirada em qualquer momento) e alguns casos é total (o que significa que substitui a totalidade da dentição do paciente).

Como poderá concluir facilmente as próteses acrílicas englobam também todas as próteses removíveis parciais, isto é, as que apenas são usadas para substituir parte da dentição. Se forem do tipo ilustrado à esquerda, não são mais que outro exemplo de próteses acrílicas.

Concluíndo, existem no fundo dois tipos distintos de próteses acrílicas: as totais que substituem toda a dentição, comummente designadas de dentaduras e as parciais que substituem parte da dentição. Como poderá ter observado pelas imagens de próteses acrílicas que publicamos neste artigo, é muito fácil distinguir cada uma delas. Outro aspecto que já foi focado, está relacionado com a composição destas próteses e que lhes dá no fundo a sua designação: acrílico. Existem vários tipos de compósitos acrílicos que podem ser usados na confeção deste tipo de prótese dentária. E é esta mesma composição que no fundo lhes deu a sua designação de prótese dentária acrílica.

A conceção das próteses acrílicas e a sua utilização

As próteses acrílicas são criadas em laboratório, baseadas num molde personalizado e de acordo com as especificações individuais de cada paciente e das suas necessidades. O rastreio dessas necessidades assim como a escolha da prótese adequada a cada caso, cabe naturalmente ao dentista, mas sempre ascultando as pretensões do paciente, quer estas sejam em termos de estética como também em termos de funcionalidade da prótese.

No que toca à utilização diária das próteses acrílicas, estas como já foi referido anteriormente, são satisfatórias em termos estéticos e funcionalmente cumprem com os requisitos exigidos. Se no caso da dentadura a dicção e a alimentação podem ser algo difíceis, principalmente nos primeiros dias, na prótese acrílica parcial, todo o processo de adaptação é mais fácil e integram-se sem problemas na morfologia da sua boca.

Preço da prótese acrílica

O custo da prótese acrílica é dos mais baixos quando comparado com outro tipo de prótese. Se considerarmos por exemplo as dentaduras, estas estão tão massificadas em todo o mundo, em grande parte devido ao facto do seu preço ser acessível à grande maioria da população.

Esta será a opção correta caso não possa optar por outras soluções para eliminar a falta de dentes. Na nossa opinião, e apesar deste ser um site informativo acerca de próteses dentárias, temos de dizer-lhe que apesar dos resultados obtidos com a prótese acrílica serem geralmente aceitáveis, existem soluções melhores, quer em termos estéticos, quer em termos funcionais. Falamos nomeadamente dos implantes dentários. Têm um custo elevado, mas a relação custo-benefício é superior a qualquer prótese acrílica, ou qualquer outro tipo de prótese que exista atualmente.

Deixamos à sua consideração a reflexão sobre que prótese mais se adequa ao seu caso e à sua capacidade financeira.

Se subsistirem dúvidas em relação à prótese acrílica não hesite e use o formulário de baixo para colocar a sua questão.

Patrocínios

34 comentários

  1. antonio oliveira disse:

    Nessecito duma protese acrilica total– superior. Quanto me vai custar. Obrigado pela V/ atenção

  2. Rosangela veiga disse:

    Preciso colocar uma protese e queria saber se eu posso colocar tanbém uma cola para fixa-la no ceu da boca.E com essa protese,posso mastigar normalmente qualquer alimento?

    • admin disse:

      Olá Rosangela

      Pode fazer tudo o que referiu. Não é cola mesmo, é um fixador de prótese que se compra até no supermercado.

  3. ELENICE DA SILVA disse:

    Ola! preciso por uma protese removivel nos quatro dentes da frente superior mas quando sorrio minha gengiva aparece toda, é possivel ficar boa essa protese

  4. paty disse:

    oi uso protese desde os 15 anos e sempre usei a de nylon, agora resolvi trocar por uma de grampos e não estou me adaptando a ela ja esou na segunda e não fica bem. o que devo fazer continuar co a de grampo ou voltar para a de nylon? é na parte superior

  5. Dulce disse:

    Boa tarde!

    Tenho ausência de três dentes.

    Quero colocar próteses de acrílico, qual será o valor\/?

  6. César disse:

    Com protese acrílica l, dá para usar aparelho?

  7. Helenice Maria Sobral do Rosário disse:

    Bom dia! para usar a prótese dentária de acrílica é necessário usar fixador ou não?

  8. Sandra disse:

    estou com intolerancia ao metal usado na protese removivel parcial. Qual a recomendacao?

  9. André Santos disse:

    gostaria de saber qual prótese seria esteticamente melhor…a de estrutura metálica ou a acrílica…

  10. pedro disse:

    boas. tenho 3 dentes que queria extrair e colocar Próteses removíveis acrílica. pode ser tudo feito no mesmo dia,ou terei que esperar alguns dias para a gengiva sicratizar ?
    obrigado

Escreva aqui o seu comentário