ProtesesDentarias.com

A Prótese Dentária sem segredos


 

Prótese dentária removível: preços, tipos…

Um dos meios financeiramente mais acessíveis de se voltar a ter um sorriso natural com toda a dentição, para pessoas que sofreram de perda de dentes, é através da colocação de uma prótese dentária removível. Estas são indicadas pelos dentistas para eliminar problemas relacionados com ausência de dentes a custos mais acessíveis, podendo ser utilizadas próteses removíveis tanto nos casos em que a perda de dentes é total como em casos de perda parcial. Obviamente que de acordo com o tipo de prótese removível que se adequar mais ao seu caso, todo o procedimento e o seu custo irão variar. Para saber mais acerca da prótese dentária removível continue a ler este artigo.

Que tipos de próteses dentárias removíveis existem?

As próteses removíveis, podem ser agrupadas em dois tipos de acordo com a sua extensão, as parciais que substituem apenas alguns dentes e as totais que substituem toda a dentição (comummente chamadas de dentaduras).

  • As próteses parciais: são estruturas que cobrem na totalidade a “falha” existente na dentição. São usadas maioritariamente para substituir apenas alguns dentes e aplicáveis em casos em que houve uma perda total desses dentes, habitualmente devido à sua extração. Estas próteses podem fixar-se através de dois métodos: grampos metálicos, ou através da sua própria conceção que lhes permite “agarrar-se” aos dentes saudáveis adjacentes. Imagine neste último caso uma dentadura parcial, talvez seja a imagem mais simples para realmente compreender a estrutura e funcionamento de uma prótese removível parcial.
  • As próteses totais ou dentaduras: tradicionalmente são concebidas em polímeros específicos e em duas partes distintas: os dentes artificiais e a estrutura de suporte. Os dentes artificias naturalmente simulam toda a dentição natural, enquanto que a estrutura de suporte se asemelha à gengiva. Fixam-se à boca através do vácuo criado entre a prótese e superfície oral onde se alojam, podendo ser usados fixadores de prótese dentária para ajudar a aumentar o conforto no seu uso. Existem também próteses dentárias removíveis que se fixam em implantes e podem ser também removidas de acordo com as necessidades do paciente. Nestas próteses dispensa-se o uso dos fixadores acima referidos, uma vez que a forma como estas se alojam na boca do paciente é extremamente eficaz, são as chamadas próteses sobre implantes.

Como se aplicam as próteses dentárias removíveis?

No caso das próteses parciais, o seu dentista irá criar um molde que inclua o espaço com os dentes em falta a preencher pela prótese e incluirá os dentes adjacentes para que seja possível dimensionar a prótese adequadamente, ajustando-a de forma perfeita à sua dentição existente.

Depois desta fase, todos esses moldes serão enviados para o laboratório de próteses dentárias e aí será concebida a sua prótese removível. Como foi referido acima, antes desta fase é também escolhido o modo como se ira fixar a prótese: através de grampos ou usando a própria prótese dentária.

Logo que o seu dentista recebe a prótese do laboratório, chegará a fase da sua aplicação. Esta, tratando-se de uma prótese removível, é bem simples como deverá supor. O paciente apenas tem de colocar a prótese e transmitir ao dentista se esta está ajustada ou não. É comum e perfeitamente aceitável que algumas próteses necessitem de um pequeno reajuste, saiba que não deve de forma alguma sair do consultório se estiver muito desconfortável com a prótese, nomeadamente se sentir dor. Se acha que a sua prótese removível não foi feita de modo a encaixar de forma perfeita na sua dentição, sem com isso causar dor, peça ao dentista que reveja a situação, está no seu direito. Por outro lado, saiba que é perfeitamente natural sentir desconforto (dor não) nos primeiros dias de uso da prótese. Use-a não a retire, quanto mais cedo se acostumar à sua presença melhor se adaptará a ela.

No caso das próteses totais ou dentaduras, o processo para a sua conceção e aplicação é análogo ao das próteses parciais, pelo que seria repetitivo referir todos os passos novamente. No entanto ressalvamos que no caso das próteses totais, é ainda mais importante certificar-se de que ambas as próteses, tanto a do maxilar como da mandíbula, encaixam na sua boca perfeitamente sem causar dor e além disso é importante que verifique também se a sua oclusão está devidamente alinhada, isto é, ao fechar e abrir a boca os dentes devem estar na posição adequada encaixando-se uma prótese na outra de forma perfeita.

Cuidados a ter com as próteses dentárias removíveis

Para aumentar a durabilidade da sua prótese dentária removível e preservar a sua saúde oral, é muito importante que cuide da sua prótese com todos os cuidados, quer seja na sua utilização diária, quer seja até na sua higienização. Todos os dias deve remover a(s) prótese(s) e proceder à sua higienização, no caso de usar próteses parciais, use também fio dentário (para mais detalhes acerca da higienização leia: Limpeza de Próteses Dentárias – Como limpar sua Prótese).

Visite o seu dentista com a frequência adequada, não só para verificar a sua saúde oral geral, como também para prevenir ou detetar precocemente possíveis problemas. Estes dois procedimentos, a higienização adequada da sua prótese e as visitas regulares ao dentista, devem por si só garantir a longevidade da sua prótese e aumentar o seu conforto com as mesmas.

Se eventualmente surgir algum problema com a sua prótese removível, por exemplo se a prótese quebrou, dirija-se logo que possível ao dentista, de preferência ao que lhe colocou a prótese e está familiarizado com o seu caso. Evitará agravar os danos na sua prótese, ou até, problemas que possam surgir com a sua saúde oral, tais como ferimentos, problemas gengivais, ou ainda complicações mais sérias.

Preço de uma prótese dentária removível

Quanto a este tópico, teremos de ser francos e dizer-lhe que de acordo com cada caso e cada tipo de prótese o seu preço varia. Por exemplo: o preço da prótese parcial será maior, quantos mais dentes tiver de substituir; as dentaduras têm preços distintos se forem as convencionais, ou encarecem caso use prótese sobre implantes. Devemos também referir que o preço das próteses dentárias removíveis é quase sempre inferior à prótese dentária fixa.

Se eventualmente possuir um seguro dentário ou um plano de saúde que inclua as próteses dentárias, o custo deste tratamento poderá ser drasticamente reduzido, pois será parcialmente suportado por essas entidades, amenizando assim o que esforço necessário à sua aquisição. Essa é uma das formas de substituir dentes perdidos de forma mais comportável.

Para mais informações acerca das próteses dentárias removíveis, do seu custo, das suas vantagens e desvantagens, consulte o seu dentista, ou poderá também visitar os que recomendamos. Saiba que a escolha de um profissional experiente nesta vertente da medicina dentária, é fundamental para que o seu tratamento seja bem sucedido.

Patrocínios

50 comentários

  1. adilson disse:

    uso protese de 2 dentes na frente , e preciso usar aparelho , qual é o melhor procedimento ? e vou precisar passar por uma cirurgia na perna precisa tirar o aparelho ? obrigado

    • admin disse:

      Olá Adilson

      Pode colocar aparelho mesmo usando prótese dentária. Quanto a ter de tirar o aparelho por causa da cirurgia, isso não será necessário.

  2. daiane disse:

    quanto custa protése removível. no meu caso seria necessário dois na parte de baixo dos dois lado. Quanto eu gastaria?

  3. aline silva disse:

    tenho que colocar uma protese com tres dentes tem como usar aparelho dentario

  4. edson disse:

    preciso usar protese total,gostaria de saber se ela passa despercebida,ou seja,se passa por dentes naturais?

    • admin disse:

      Olá Edson

      Essa é uma prótese muito boa em termos estéticos, com a vantagem de de também muito boa em termos de funcionalidade.

  5. kleber Nascimento disse:

    Minha dentista me aconselhou extrair quase todos os dentes inferiores porque os dentes estão moles e infectados. ficaram apenas 2 dentes 33 e 34 onde ela vai instalar uma protese com grampo. Será que esta protese ficará firme? Ou vai dançar como uma protese total?

    • admin disse:

      Olá Kleber

      Apoiar uma p´rotese esquelética em apenas 2 dentes, originará sempre problemas de estabilidade.

  6. jhonata disse:

    tem como fazer protese dentaria removivel para um dente na parte de traz?

  7. cledson disse:

    ola perdi um dente na parte de cima da boca era de leite preciso saber do valor de uma ponte movel ou si dar pra fechar com aparelho

  8. Adriana disse:

    Poço por o aparelho primeiro e ir tratand a carie junto ou eu tenho que primeiro tratar as cáries e depois por o aparelho?

    • admin disse:

      O melhor é tratar as cáries primeiro. Pois em alguns casos pode ser necessário remover arcos e brackets e tudo isso é desnecessário se tratar previamente os dentes todos.

  9. Wesley Pereira disse:

    Boa tarde. Perdi um dente da frente da parte de cima e Uso aquela prótese pererequinha e já vem me incomodando a um bom tempo. Queria saber se posso substitui-lá por outra mais convencional e mais confortável, e posso usar aparelho mesmo estando com prótese removível ? Pois pretendo fazer o implante do dente fixo somente depois de alinhar os dentes já existentes.

    • admin disse:

      Wesley, o seu caso parece demasiado complexo para que possamos dar uma opinião pela Internet. Visite um dentista, e peça um orçamento para todo o tratamento, é o melhor conselho que podemos dar.

  10. ederaldino araujo santos disse:

    Boa tarde,

    Gostaria se possivél me indicasse aqui em Salvador um protesista pós estou nessecitando colocar uma protése removivél,no mas obrigado.

Escreva aqui o seu comentário