Tipos de proteses dentárias

Antes de nos referirmos a que tipos de próteses dentárias poderá encontrar, será talvez importante dar-lhe uma noção mais clara do que é afinal uma prótese e então de seguida explicar-lhe de forma mais clara a forma como se classificam.

Uma prótese dentária é o quê afinal?

A prótese dentária é um dispositivo que tem como objectivo único a substituição ou reposição de dentes perdidos e as suas estruturas adjacentes, através de elementos artificiais que permitem-lhe imitar de forma bastante eficaz dentes e até gengivas. São construídas em compósitos e materiais bastante diferenciados, tais como resinas (as chamadas próteses flexíveis), cerâmicas e até metal.

Como têm por objectivo suprir a falta de dentes, a sua função é no fundo a de restituir as funções mastigatórias de forma eficaz e ao mesmo tempo corrigir esteticamente a boca e dentição do paciente. Ao contrário dos implantes dentários, não são a melhor opção estética, mas no entanto são muito mais acessíveis em termos de custos. Também não terão a mesma eficácia em termos da mastigação e até durabilidade dos materiais, mas como havia sido dito, acabam por ser a única escolha quando financeiramente não é possível optar por outro tratamento.

Que tipos de próteses dentárias existem?

Há várias formas de classificar as próteses dentárias, mas poder-se-ão resumir a três:

  • quanto à extensão da prótese;
  • tipo de suporte
  • tipo de fixação.

Passemos então a explicitar mais detalhadamente cada um dos tipos de prótese dentária:

  1. Próteses dentárias segundo a sua extensão. As próteses dentárias podem ser:
    • unitárias – no caso de substituírem por exemplo apenas um dente
    • parciais – as próteses de substituição de 2/3 ou mais dentes
    • totais – quando não há dentição alguma e toda a função mastigatória tem de ser reposta com um dispositivo que o faça para a totalidade da dentição
  2. Tipo de suporte que fixa a prótese dentária
  3. Iremos referir os casos mais comuns de fixação de próteses, pois na realidade, há diversas formas de suportar estas estruturas. As próteses dentárias podem ser suportadas nas estruturas de outros dentes (as chamadas pontes), podem fixar-se à mucosa mastigatória (o caso das chamadas dentaduras), pode também optar-se pela fixação em implantes, as chamadas próteses sobre implantes. Em casos comuns de próteses parciais que têm de eliminar a falta de dentes e lados opostos da arcada dental, é comum optar-se por um misto entre a fixação na mucosa mastigatória e a fixação com a ajuda de dentes remanescentes.
  4. Tipo de fixação: as próteses fixas e as removíveis
  5. A forma mais comum de classificar as próteses dentárias é pelo atributo do tipo de fixação, se se tratam de próteses que se podem retirar no dia-a-dia, as próteses removíveis, ou se pelo contrário são fixas (pelo diversos métodos referidos acima). Para além da fixação estas próteses diferem enormemente pela forma como é efectuada a sua higienização. Se por um lado as próteses removíveis são de uma higienização muito mais fácil, já que a sua remoção permite até desinfectá-las, as próteses fixas podem apenas ser limpas pelo método da escovagem dental comum, estando até de certa forma restrito o uso de fio dentário para quem tem próteses fixas, pois deve ter cuidado suplementares no seu manuseamento.

Tantos tipos de prótese… Qual devo escolher?

Sim, é verdade que existe uma panóplia enorme na classificação de próteses dentárias e tal pode levar a alguns equívocos. Um deles é o de julgar que existe uma infinidade de próteses, na realidade tal não corresponde à verdade. Aliás, por razões diversas, principalmente económicas, grande parte das próteses que os dentistas colocam são as removíveis, falamos das que são vulgarmente conhecidas como dentaduras.

Além disso, é importante referir que para cada caso é aplicada uma prótese mais adequada. E nem sempre é possível dar ao paciente a escolha entre próteses, a opção deve ser feita tomando em conta não só o resultado que pretende o paciente, mas também suas possibilidades económicas e até suas exigências estéticas.
Como vê não é tanto uma questão de escolha da prótese, mas antes uma questão de adequar a prótese certa a cada caso. estéticas. Assim, qualquer profissional de saúde deve demonstrar ao seu paciente os tipos de próteses que este pode colocar, explicar-lhe as vantagens e desvantagens destas e deve acima de tudo ouvi-lo e tentar optar pela solução mais eficaz.

, , ,

87 thoughts on “Tipos de proteses dentárias

  1. começei um tratamento de canal a um ano e não conclui com a coroa e a restauração, agora o dente esta doendo muito e alguns médicos indicaram a remoção do dente e ainda colocar outro dente que ficou muito caro, mais de R$1200,00. Como vou ser pai em menos de um mes não posso gastar esta quantia e penso em colocar uma prótese dentaria mais barata, esta removível resolve o meu problema para apenas um dente?

    1. Olá Devair

      Resolve, é pena que o tratamento de canal não tenha sido bem sucedido.

  2. Tinha uma protese e precisei fazer outra , está ruim de adaptar,reparei que a antiga tinha 14 dentes em cada,superior e inferior e então percebi que a nova veio com 16 dentes em cada ,superior e inferior. Tenho visto aqui na internet outras com 14 cada, a pergunta é : 16 dentes não é errado em se tratar de prótese?

    1. Olá Miguel

      Não, não é tão grave assim, se estivermos falando de uma prótese total. Lembre-se que a função primordial de uma prótese é a de restaurar a função mastigatória e com 28 dentes isso se consegue.

  3. Coloquei prótese parcial removível na arcada superior. Feita de silicone e metal, limpo com bucha de limpeza e deixo às vezes em água com vinagre. Mas surgem manchas pretas e não posso usar Cloro devido ao metal.Solicito orientação. Obrigada.

    1. Olá Helaine

      Essas manchas devem dever-se à idade da prótese. Se não for esse o caso, apresente o problema ao seu dentista.

  4. bom dia!
    estou fazendo um tratamento através de um plano odontológico.Isso porque a dentista que eu estava fazendo o tratamento(particular), não andava com os procedimentos.
    certa época, fiz uma protese, que eu não aguentei usa-la.A intençaõ desta era
    preencher um dente a esquerda, e o outro a direita, na parte superior.
    parecia que eu tinha um pedaço de tijolo na boca.Falava tudo enrolado, ninguém
    entendia, porque uma parte dela batia no ceú da boca.Joguei fora!
    Atualmente, quero resolver esse problema.Mas de forma que eu possa falar direito.
    Gostaria de receber orientações.Desde já, parabéns,pela forma clara nas explicações.

  5. Tenho uma prótese dentária removível, dado que me foram retirados alguns dentes na sequência de um autotransplante que fiz há 4 meses, devido ao diagnóstico de mieloma múltiplo. Antes da doença, sofria de periondentite (piorreia) em que alguns dentes já não estariam muito estáveis, por isso estes foram retirados. Como disse tenho uma prótese dentária removível, em que é presa por uns ganchos em arame??,muito inestético. Não consigo rir nem sorrir sequer.Perdi o apetite. Perdi a auto-estima. Aguardo o tempo que é necessário, devido ao transplante, para conseguir colocar outro tipo de prótese.Falei com alguns médicos do IPO que me disseram que não seria muito aconselhável os implantes devido ao risco de infecções pela doença de que padeço. Outros dizem que não traz nenhum problema. gostaria de saber a vossa opinião. Muito obrigada.

    1. Olá Cristina

      Se esse é o parecer dos médicos do IPO, dificilmente poderíamos contestar tal diagnóstico. Existem outras formas de “ancorar” alguns tipos de próteses removíveis (parciais). O melhor é consultar um dentista e ambos estudarem qual a solução que lhe satisfaz e a mais adequada a si.

  6. alguns dentes meu já se foram, gostaria de saber se posso usar próteses fixas depois de muito tempo que perdi os mesmos

  7. Eu tenho menos de 18 anos eu fui em dois dentistas e disse que queria usar proteses dentarias mas eles disseram que nao era necessario porque alguns dentes estao “bons” e se extraisse todos a boca ficaria mole e eu quero usar proteses removiveis superiores e inferiores. queria saber se isso é verdade e em quanto tempo eu mim acostumaria mais ou meno? obrigado por mim atender.

    1. Olá Alissom

      Se você tem dentes saudáveis, o melhor que tem a fazer é tratá-los e tentar recuperar a sua dentição. Prótese dentária nunca será a melhor solução, quando comparada a dentes “verdadeiros”.

  8. preciso de protese de um dente só. eu queria q ñ aparece, eu estou de protese. é possivel isto??

  9. perdi os quatros dentes superior da frente e dois depois das presas meu dentista vai fazer uma proteses removivel sem grampos presa somente na pressão dos dentes. Será que vai ficar bem presa estou com medo. porfavor me ajude vc já ouviu falar em protese sem grampos.

    1. Olá Tereza

      Esse tipo de prótese é muito usual, não tenha receio, verá que o resultado final será satisfatório.

  10. perdi os dente sd e cima os de tras ccoloquei protese cilicone mas pegou o meu ceu da boca todo e me encomoda de mais tem outro jeito de não ir até o ceu da boca

    1. Olá Marcia

      A prótese tem de se fixar no céu da boca (através de vácuo), portanto o que refere é impossível.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *