A adaptação à prótese dentária

Há vários factores que preocupam quem vai colocar uma prótese dentária: Como vai ser a minha adaptação? Será que vai doer? Quanto tempo passa até eu me habituar à prótese dentária? Tudo questões legítimas e pertinentes. para as quais este artigo tem a resposta. Leia o artigo e perceba como será o seu processo de adaptação à prótese dentária.

A adaptação à prótese dentária

No início do uso da sua nova prótese dentária, é possível que sinta algum desconforto. É natural. O dentista ao entregar a prótese prevê já a existência de algumas zonas de ajuste que poderão ser “moldadas” de forma a melhor acomodar a prótese à boca do paciente. Esses ajustes permitem não só compatibilizar a prótese com o seu usuário, mas também equilibrar a mordida, a oclusão e o encaixe das partes da prótese.

Quer saber como será o início?

  • você sentirá uma certa estranheza por ter um “corpo estranho” na sua boca
  • seu corpo produzirá mais saliva que o normal
  • você vai falar de um modo algo diferente
  • é possível que morda involuntariamente as bochechas
  • na zona de apoio da prótese poderá sentir dor e desconforto

O que recomendamos

Nesses primeiros dias tente mastigar com cuidado, assim tem menor probabilidade de morder suas bochechas e não forçará demais as zonas de apoio da prótese. Nomeadamente as gengivas. Tente mastigar a comida de forma homogénea, em movimentos verticais, de forma pausada e equivalente por ambos os lados da prótese (no caso por exemplo das dentaduras)

É também importante que, apesar do desconforto que possa sentir, mantenha a prótese na sua boca o máximo de tempo possível. Se retirar para aliviar, faça-o por períodos de tempo muito curtos e volte a colocar. Há dentistas que inclusivé recomendam que durma com a prótese, embora tal não seja consensual, siga o conselho do seu médico.

Quanto à alimentação, tente ingerir alimentos de fácil mastigação, moles e que não forcem sua mordida. Exemplos: puré de batata, carne picada, peixe e sopa.

Tente progressivamente se ajustar ao seu novo modo de falar, aos novos movimentos de sua língua, músculos da face e lábios. Faça sua rotina normal e verá que com o tempo se acostumará.

O tempo que decorre até se adaptar à prótese dentária varia de caso para caso, mas em cerca de um mês é possível que esteja totalmente acostumado e seu corpo já habituado

Nota: Nesta fase inicial, caso sinta dor muito intensa, ou até se criar feridas provocadas pelo uso da prótese, deve dirigir-se rapidamente ao seu dentista.

,

191 thoughts on “A adaptação à prótese dentária

  1. COLOQUEI PROTESE NA PARTE DE CIMA E A ANCIA E MUITO FORTE PRECISO ACOSTUMAR POIS PRECISO COLOCAR IMPLANTE NA PARTE DE BAIXO JA TOMEI TODOS OS TIPOS DE REMEDIO O QUE FAÇO

  2. Faz três meses com a prótese superior e as ânsias de vômito e os vômitos não param. Já fui várias vezes ao dentista ela diz que não está pegando em nemhum lugar disse que a prótese está perfeita só falta dizer que é frescura minha. Mas não consigo ficar 5 minutos com a prótese, minha vida tá um inferno passo o dia todo tentando ficar com a prótese e não consigo chego a ficar com dor de estômago. Tenho vergonha de voltar ao dentista porque ela já disse que não tem mais o quê desgastar indicou o corega aí a prótese grudou e foi uma experiência terrível porque o vômito não parava e eu não conseguia tirar a prótese. Tem algum milagre que vocês possam me indicar pra mim poder voltar a ter vida de novo?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *