Há vários factores que preocupam quem vai colocar uma prótese dentária: Como vai ser a minha adaptação? Será que vai doer? Quanto tempo passa até eu me habituar à prótese dentária? Tudo questões legítimas e pertinentes. para as quais este artigo tem a resposta. Leia o artigo e perceba como será o seu processo de adaptação à prótese dentária.
A adaptação à prótese dentária
No início do uso da sua nova prótese dentária, é possível que sinta algum desconforto. É natural. O dentista ao entregar a prótese prevê já a existência de algumas zonas de ajuste que poderão ser “moldadas” de forma a melhor acomodar a prótese à boca do paciente. Esses ajustes permitem não só compatibilizar a prótese com o seu usuário, mas também equilibrar a mordida, a oclusão e o encaixe das partes da prótese.
Quer saber como será o início?
- você sentirá uma certa estranheza por ter um “corpo estranho” na sua boca
- seu corpo produzirá mais saliva que o normal
- você vai falar de um modo algo diferente
- é possível que morda involuntariamente as bochechas
- na zona de apoio da prótese poderá sentir dor e desconforto
O que recomendamos
Nesses primeiros dias tente mastigar com cuidado, assim tem menor probabilidade de morder suas bochechas e não forçará demais as zonas de apoio da prótese. Nomeadamente as gengivas. Tente mastigar a comida de forma homogénea, em movimentos verticais, de forma pausada e equivalente por ambos os lados da prótese (no caso por exemplo das dentaduras)
É também importante que, apesar do desconforto que possa sentir, mantenha a prótese na sua boca o máximo de tempo possível. Se retirar para aliviar, faça-o por períodos de tempo muito curtos e volte a colocar. Há dentistas que inclusivé recomendam que durma com a prótese, embora tal não seja consensual, siga o conselho do seu médico.
Quanto à alimentação, tente ingerir alimentos de fácil mastigação, moles e que não forcem sua mordida. Exemplos: puré de batata, carne picada, peixe e sopa.
Tente progressivamente se ajustar ao seu novo modo de falar, aos novos movimentos de sua língua, músculos da face e lábios. Faça sua rotina normal e verá que com o tempo se acostumará.
O tempo que decorre até se adaptar à prótese dentária varia de caso para caso, mas em cerca de um mês é possível que esteja totalmente acostumado e seu corpo já habituado
Nota: Nesta fase inicial, caso sinta dor muito intensa, ou até se criar feridas provocadas pelo uso da prótese, deve dirigir-se rapidamente ao seu dentista.
colokei uma protese completa na arte superior e uma ppr na inferior,mais pareçe que todo mundo nota que fiz isso,as pessoas nota mesmo?ou é so impressao minha;por favor me responde to até perdendo um pakera porq estou com medo de me encontra com ele.
Olá Maria
É possível que as pessoas notem que a Maria está usando uma prótese dentária. As razões mais comuns para que isso aconteça são: a cor da prótese é distinta da cor das suas gengivas e isso causa contraste; a configuração dos dentes da sua prótese é diferente dos seus dentes naturais (no caso da prótese parcial).
Em todo o caso, achamos que não deverá pensar muito nisso, aliás, se a Maria não notar diferença alguma, não tem motivos para ficar com dúvida alguma e deve prosseguir normalmente com a sua vida e isso inclui obviamente prosseguir com as relações interpessoais.
Percebemos que a auto-confiança de quem usa prótese dentária está sempre a ser posta em causa, mas, na maioria das vezes sem razão. Isto porque nos habituamos a dar demasiada importância a comentários depreciativos e destrutivos, muito por causa de nos sentirmos sempre algo fragilizados por estar a usar próteses dentárias.
Resumindo, se a Maria se sente bem, esqueça o que os outros dizem, é o melhor que tem a fazer por si :)
eu so queria tirar uma duvida,se a protese inferior fica jogando mesmo quando coloca pois nem agua estou conseguindo beber isso e normal
Olá Maria
Não é normal essa situação, você deverá expor esse problema ao seu dentista.
Pus 2 proteses acrilicas a de cima e de baixo.Tem sido dificil a adaptação,mas já vai melhorando.No entanto estão muito largas,e só as mantenho seguras pondo várias vezes fixador.Meu dentista diz que não há nada a fazer porque não tenho osso para agarrar.É assim? Terei de andar assim o resto da vida ou há outra solução?
Gostava de ter outra opinião.
Muito obrigada
Olá Maria
Uma coisa é as suas próteses estarem “muito largas” e não encaixarem de forma correta nas arcadas dentárias, outra bem diferente é você não ter osso suficiente para que elas encaixem devidamente.
Pelo que deu para perceber, você sofre dos dois problemas, embora um deles devesse ter sido precavido pelo protético que fez as próteses, isto é, o facto das próteses pelo que diz estarem largas demais. A falta de osso, provavelmente não tem solução, mas as próteses deveriam ter sido concebidas para ficarem mais justas, sem magoar claro.
Assim, se achar que as próteses poderiam ter sido concebidas de outra forma, de modo a que você não necessitasse de demasiado fixador, exponha isso mesmo ao dentista e peça que reveja essa situação (ter osso ou não é quase irrelevante nesse caso).
Boa tarde !
Tenho um dente da frente que quebrei quando criança, fiz canal e ficou escuro, procurei algum tratamento que o fizesse ficar mais claro, mas me recomendaram colocar uma coroa, pois tenho mais resina do que dente. Tenho muito receio em piorar ao colocar a coroa. Para esse caso a única alternativa seria essa mesmo ? Qual a probabilidade de cair ? Qual a durabilidade ?
Grata
Olá Bianca
A opção por uma coroa dentária é de facto a melhor para se livrar desse dente escurecido. Fique certa de que a sua durabilidade é excelente (dura praticamente o mesmo que um dente natural) e a probabilidade de cair (como referiu) é muito remota.
É assim, uma solução muito interessante para o seu caso, que no caso da Bianca prosseguir com a sua concretização, dará um aspecto bem melhor á sua dentição do que o dente actual.
Boa noite!
Minha esposa colocou uma prótese a alguns meses,e na ocasião o dentista disse a ela que a prótese ficaria larga logo, devido ao fato das gengivas desincharem ao longo do tempo, e precisaria de um retorno para ajustes finais, já se passaram 7 meses e ela procurou o dentista que fez a prótese, e agora ele esta pedindo que ela pague para este ajuste na prótese,não achei justo , uma vez que ele sabia que o produto ainda não estava de acordo por motivos clínicos.
Ela deve mesmo pagar por este ajuste na prótese, pois esta muito larga agora.
Grato,
Gilberto de Campos .
Olá Gilberto
Pela sua descrição achamos que o pagamento não deverá ser-vos imputado, o dentista deveria ter previsto que a prótese poderia não ficar totalmente ajustada ao paciente.
Assi, deverá expor o seu descontentamento com a maior diplomacia e tentar chegar a um acordo com o dentista.
Boa noite gostaria de uma soluçao para o meu problema, a muito tempo eu cai com a boca no chao e dois dentes da parte de cima um quebrou o outro ficou intacto mais com o tempo ficou escuro consertei o quebrado e o outro a dentista resolveu colocar uma protese adesiva melhorou um pouco so que com o tempo o dente onde esta a protese adesiva esta muito mole e eu estou desesperado porque se o dente sair eu irei ficar com uma janela na frente e isso nao pode acontecer eu trabalho de vigilante e lhe dou com o publico gostaria de saber se tem como eu arrancar esse dente e colocar uma protese segura e urgente agradeço desde ja obrigado
Olá Joel
Se o dente estiver comprometido, pode sempre colocar uma prótese dentária, mas, no seu caso e atendendo ao dente em causa, a melhor opção seria um implante dentário. Concerteza que é mais caro, mas a durabilidade, funcionalidade e até a estética são muito superiores a qualquer prótese.
oi fis uma dentadura superior mas não tou conseguindo por na boca porque tenho ancea de vomito, oque eu tenho que faser?
Olá Ronaldo
Nesses primeiros dias deve insistir e tentar manter a prótese em sua boca pelo período de tempo mais alargado que consiga. Se eventualmente o reflexo de vómito continuar e não for mesmo possível manter a prótese, volte ao dentista e peça a ele que altere a mesma em especial na região do palato devido a esse seu problema de adaptação.
bom dia gostaria de saber se é normal? pois eu estou usando uma protese removivel inferior completa só que faz mais de 25 anos que não uso a inferior a protese e sinto que está me encomodado sinto um certo descorfoto pra tirar a protese isso é normal? e sinto medo de tirar pois sinto que doe a parte da frente me ajude pelo amor de Deus.obrigado já faz dois dias
Olá Miriam
Durante a nossa vida ocorrem muitas mudanças morfológicas e isso pode ter acontecido consigo e com as superfícies de apoio da prótese. Assim o melhor que terá a fazer é voltar ao dentista e expor a situação. O mais provável é que com um simples ajuste na prótese dentária esse incómodo desapareça.
a 7 anos tive um acidente onde comprometeu meu dente da frente , fiz canal mas a raiz estava trincada ele escureceu amoleceu e estava muito dolorido a 2 anos extrai e coloquei uma protese com parafuso mas 8 meses depois ela deu regeição e meu corpo expelio , procurei o dentista fiz uma pasta detalhada e coloquei aparelho para arrumar minha dentição o dente q estava faltando foi substituido por um conjugado mas vou ter q tira-lo assim q tirar o aparelho … não quero colocar aquele “dente com parafuso” fiquei com medo senti muita dor … e tambem não gostaria de colocar aquele q fica aparecendo os ferros do lado … qual seria a melhor opção para esse casa … desde ja obrigada
Olá Graça
A rejeição de implantes é complicada de resolver, apenas nos ocorre um método: pontes dentárias.
Boa noite, perdi um dente Canino em um acidente a pouco tempo, preciso de uma solução rápida. Não estou podendo fazer o implante nesse momento. Gostaria de saber se uma prótese apenas para esse dente pode ser feita, e se ficaria notável. Obrigado desde já por tirar minha dúvida.
Olá Lúcio
O implante será a solução ideal, mas se procura uma opção temporária, talvez a prótese esquelética seja o mais indicado.