A adaptação à prótese dentária

Há vários factores que preocupam quem vai colocar uma prótese dentária: Como vai ser a minha adaptação? Será que vai doer? Quanto tempo passa até eu me habituar à prótese dentária? Tudo questões legítimas e pertinentes. para as quais este artigo tem a resposta. Leia o artigo e perceba como será o seu processo de adaptação à prótese dentária.

A adaptação à prótese dentária

No início do uso da sua nova prótese dentária, é possível que sinta algum desconforto. É natural. O dentista ao entregar a prótese prevê já a existência de algumas zonas de ajuste que poderão ser “moldadas” de forma a melhor acomodar a prótese à boca do paciente. Esses ajustes permitem não só compatibilizar a prótese com o seu usuário, mas também equilibrar a mordida, a oclusão e o encaixe das partes da prótese.

Quer saber como será o início?

  • você sentirá uma certa estranheza por ter um “corpo estranho” na sua boca
  • seu corpo produzirá mais saliva que o normal
  • você vai falar de um modo algo diferente
  • é possível que morda involuntariamente as bochechas
  • na zona de apoio da prótese poderá sentir dor e desconforto

O que recomendamos

Nesses primeiros dias tente mastigar com cuidado, assim tem menor probabilidade de morder suas bochechas e não forçará demais as zonas de apoio da prótese. Nomeadamente as gengivas. Tente mastigar a comida de forma homogénea, em movimentos verticais, de forma pausada e equivalente por ambos os lados da prótese (no caso por exemplo das dentaduras)

É também importante que, apesar do desconforto que possa sentir, mantenha a prótese na sua boca o máximo de tempo possível. Se retirar para aliviar, faça-o por períodos de tempo muito curtos e volte a colocar. Há dentistas que inclusivé recomendam que durma com a prótese, embora tal não seja consensual, siga o conselho do seu médico.

Quanto à alimentação, tente ingerir alimentos de fácil mastigação, moles e que não forcem sua mordida. Exemplos: puré de batata, carne picada, peixe e sopa.

Tente progressivamente se ajustar ao seu novo modo de falar, aos novos movimentos de sua língua, músculos da face e lábios. Faça sua rotina normal e verá que com o tempo se acostumará.

O tempo que decorre até se adaptar à prótese dentária varia de caso para caso, mas em cerca de um mês é possível que esteja totalmente acostumado e seu corpo já habituado

Nota: Nesta fase inicial, caso sinta dor muito intensa, ou até se criar feridas provocadas pelo uso da prótese, deve dirigir-se rapidamente ao seu dentista.

,

191 thoughts on “A adaptação à prótese dentária

  1. Olá boa tarde! Preciso de uma informação por favor! coloquei uma prótese inferior esquelética, já faz 45 dias, e ainda ñ consigo morder, mastigar nada, é normal?? ja fui três vezes a dentista ela diz ta tdo bem ñ se preocupe. Mas estou com as gengivas tdas machucadas, uso bexident diariamente ela quem me passou, ja senti febre varias vezes por esse motivo, e nada de melhorar. O que faço nesse caso?? espero mais tempo?? obgada e aguardo uma resposta.

    1. Olá Euzelia

      45 dias é muito tempo, você já deveria poder se alimentar sem problemas. Volte ao dentista e peça para que ela arranje uma solução, é obrigação dela.

  2. ola sou a zilda tambem coloquei a prtose esqueletica mais nao conseguigo mastigar o que eu faço?

    1. Olá Zilda

      O melhor é apresentar esse problema ao dentista que lhe fez a prótese.

  3. Olá bom dia! sou a Euzélia novamente, voltei varias vezes ao dentista e a solução que me arrumou foi: lixou os dentes até encostarem nas gengivas da protese, ficaram retos e sem corte, continua a me machucar, e nao consigo mastigar nada, amassa a comida, me ajudem por favor! peço meu dinheiro de volta ou outra prótese. Agradeço se responderem-me, Bom ano novo.

    1. Olá Euzelia

      Entre em diálogo com o seu dentista e tentem arranjar uma solução. Na nossa opinião, você deve pedir que lhe corrijam a sua atual prótese e apenas se tal não for possível (se continuar dando problema), você poderá pedir nova prótese.

  4. Oi, eu tenho um dente q era canal mais agora ele quebrou um lado! mais foi a parte do lado da lingua. O que eu faço? foi so um dente! faço um protese ou um implante? foi o quanto dente de cima.

    1. Olá Céu

      Se for viável a colocação de apenas uma coroa, tente. Senão a melhor opção é mesmo o implante, mas é bem mais caro.

  5. olha coloquei uma protese ha poucos dias a inferior estar mr machucando muito, aperta meu dente e fica doendo, não consigo ficar muito tenpo com ela na boca o que faço pra melhorar a dor.

    1. Olá Elsifram

      Se a dor persistir o melhor é voltar ao dentista e pedir que reajuste a prótese.

  6. Olá, tenho aparelho dentário, e este abriu um espaço entre os meus dentes para ser ocupado, mais tarde por um dente fixo permanente, mas não me é possível fazê-lo por motivos financeiros. Portanto, a opção, para que o espaço não volte a ser ocupado, foi uma prótese móvel (dente provisório, como lhe chama a minha dentista). No dia em que me foi colocado pela 1ª vez já magoou e desde então a gengiva está magoada e quando tento colocar a prótese é tão doloroso… ou seja, não consigo colocá-la. Agora não sei se é porque é recente, ou porque, como a gengiva está inchada não deixa que a prótese entre… este é o 2º dia, mas já estou frustrada porque tenho mesmo que poder colocar a prótese. Não sei o k fazer.

    1. Olá Cláudia

      Deixe a gengiva deixar de estar dolorida e volte a colocar a prótese.

  7. oi estou com um incomodo muito grande na parte superior da minha gengiva do lado esquerdo pois coloquei minha protese faz 7 dias tem algum remedio pra aliviar este desconforto

    1. Olá Andrea

      Há um método pouco usual mas que funciona: colocar cera dentária na parte da prótese que faz atrito. Pode comprar em supermercados e farmácias.

  8. Extrai um dente, vizinho a presa lado esq., na raiz dele tinha (vários anos) um pedaço de “lima”.
    Após a extração, a falha dupla na região o vizinho tbem já não tinha. A opção foi Protese Fixa Nova, feita e foi cimentada no dia 27 março/2013, usei provisório por 4 meses. Desde a extração e da colocação de provisório tenho dores na região. Os desconfortos com o provisório se repetem com a definitiva. Usei anti-inflamatório e antibióticos e fiz duas consultas para “passar carbono”, acertar mordida, mas parece ainda não estar nada certa.
    Sinto dor na região ao redor e por baixo da narina lado esquerdo, está inflamada e com certa rigidez.
    Meu dentista (não vê a inflamação),fala em problemas de “adaptação”., mas prescreveu antibiótico.
    Nesta última semana, ainda com dores e leve inchaço desde lateral narina esq., reparei num ponto amarelinho próximo a raiz do dente (a presa que sustenta a fixa), meu dentista esteve com consultório fechado por obras durante a semana então fui num serviço de Pronto atendimento, lá a dra. pediu uma panorâmica, suspeitou de “corpo estranho” no local.
    Sinto medo, acho que no final das contas a mordida está muito ruim, não consigo me alimentar normalmente sem produzir inchaço e dor. Alimentos macios reduzem o inchaço

    1. Olá Maria

      O seu caso deve ser revisto pelo dentista, pois não só nos parece que a prótese foi mal confeccionada como poderá haver outras complicações que desconhecemos (o tal corpo estranho).
      Para que saiba, tudo o que refere não é normal e não é suposto acontecer quando se coloca prótese dentária.

  9. Bom dia,o meu pai de 80 anos colocou protese total superior e inferior,já faz 10 dias,a superior está otima mas a inferior não para dentro da boca nem quando ele conversa,fica bamba,cai,mesmo com Corega,consultei a dentista e ela insiste que não tem nada a fazer e que ele precisa acostumar,eu ao contrario ouvi falar em reebasamento,gostaria de saber se isso procede ou se a dentista tem razão.Muito obrigada
    Patrizia

    1. Olá Patrizia

      A prótese inferior pode e deve ser reajustada. Se o dentista não quer ter esse trabalho, está prestando um péssimo serviço ao paciente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *