Prótese dentária fixa: tipos, preços…

Alcançar um sorriso natural após a perda de dentes é possível através da colocação de uma prótese dentária fixa. Estas são usadas pelos dentistas para preencher “pequenos” espaços vazios na dentição dos pacientes. Dependendo do tipo de prótese fixa que escolher, o procedimento e o seu custo irão variar. Se gostaria de saber mais acerca das próteses fixas continue a ler o artigo.

Que tipos de próteses dentárias fixas existem?

As proteses fixas são de dois tipos de acordo com a sua aplicação: as coroas e as pontes.

  • As coroas: são uma estrutura que cobre a totalidade do fragmento de um dente. São usadas na grande maioria dos casos para substituir dentes que ainda têm uma grande parte saudável e onde se pode “colar” um dente artificial (como no caso dos dentes fraturados). São fixas à parte saudável do dente a tratar, através de polímeros especiais que potenciam a longevidade deste tratamento e permitem dar ao dente um aspecto natural. É no fundo um dente artificial que se coloca por cima do dente a tratar.
  • As pontes: tradicionalmente são constituídas por duas coroas nas extremidades e por um dente artificial no meio. Regra geral são usados para substituir dentes em falta (previamente extraídos por exemplo). Podem também ser usados como suporte das pontes: os dentes naturais, implantes dentários, ou até uma combinação de ambos. Tudo dependerá do tipo de ponte que escolher e que for mais adequada ao seu caso.

Como se aplicam as próteses dentárias fixas?

No caso das pontes, o seu dentista começará por preencher os dentes adjacentes com uma massa específica para assim retirar um molde perfeito de onde a prótese irá ser apoiada através de coroas dentárias.

Depois de terminada a elaboração das coroas (que podem ser apenas de cerâmica, metálicas ou porcelana fundida com metal), cada uma delas é unida ao(s) dente(s) artificial(ais) que constituirão no fundo a sua prótese dentária.

Assim que a ponte estiver pronta, deverá voltar ao dentista para a sua aplicação. Nesta última fase o dentista irá ligar as coroas aos seus dentes e assim fixar toda a prótese no seu devido lugar. As pontes são duráveis, sendo que em alguns casos a sua longevidade se prolonga até aos 10 anos.

No que toca à aplicação das coroas, estas são colocadas caso se pretenda a substituição/reparação de um dente apenas. O dentista depois de retirar o material em excesso do dente a reparar, como por exemplo cáries ou fragmentos, passará à aplicação de um dente artificial com a constituição referida acima e assim sendo pode restituir a sua dentição com maior rapidez do que no caso das pontes.

Cuidados a ter com as próteses fixas

Para aumentar a longevidade da sua prótese dentária e preservar a sua saúde oral, é fundamental que cuide da sua prótese com especial cuidado. Escovar os dentes diariamente, usar fio dentário e ir ao dentista regularmente, diminuem a probabilidade de ter problemas dentários e aumentam o tempo de vida da sua prótese.

Se a sua prótese dentária necessitar de ser reparada por algum motivo, deve consultar o seu dentista com a maior brevidade possível. De preferência o que lhe colocou a prótese. Não adie! A cada dia que passa aumentam as probabilidades de danificar ainda mais a sua prótese dentária e prejudicar a sua dentição e saúde oral. Tal poderá incluir problemas gengivais, infecções ou outros problemas dentários bastante sérios.

Preço de uma prótese dentária fixa

Acerca deste tema temos de lhe dar uma resposta algo indirecta. De acordo com cada caso e cada tipo de prótese, o preço destas pode variar. Assim, se necessitar de uma ponte, claramente terá de despender mais dinheiro do que no caso de apenas necessitar de uma coroa. Em todo o caso são tratamentos sempre menos dispendiosos do que a colocação de implantes dentários.

Caso o seu seguro dentário, ou plano de saúde inclua as próteses dentárias(o que acontece na maioria dos casos), este custo poderá ser reduzido de forma drástica. Poderá assim proceder à substituição ou reparação de dentes a preços relativamente comportáveis.

Para mais informações acerca das próteses dentárias fixas, do seu custo, vantagens e desvantagens, consulte os dentistas que aconselhamos. São profissionais de saúde devidamente qualificados para lidar com estes procedimentos médicos de forma responsável, profissional e acima de tudo experiente.

,

501 thoughts on “Prótese dentária fixa: tipos, preços…

  1. Tenho 60 anos. Meus dentes estão se quebrando. Acho que terei de usar uma protese

    total, tanto superior, como inferior. A extração é total, ou seja, de todos e no mesmo dia?

    Qual o tratamento mais adequado, nesta situação?

    Geraldo B Ribeiro

    1. Olá Geraldo

      Se forem muitos dentes a extrair, não é aconselhável extraí-los todos na mesma sessão.
      As soluções em caso de perda total da dentição passam pela dentadura (a convencional prótese móvel) ou pela prótese sobre implantes que é fixa.

  2. coloquei aparelho fixo devido a ter 2 dentes caninos de leite e k estavam inclusos,aconselharam-me a tirar e puxar os novos,durante mais tempo k o k era previsto andei c/o aparelho,quando chegou a hora,colocaram-me a hipotese de ponte fixa de 5 elementos ou 2 implantes porque tinha 2 espaços intercalares com falta de dente.aconselharam-me sempre a protese fixa,num desses espaços não havia espaço suficiente p/o implante,e também k o canino não se segurava , é verdade?a minha dúvida é que justo esse canino foi talhado p/se colocar a ponte,será que fiz bem?por favor esclareça-me .

  3. perdi meu dente superior dois depois do caninos,aparelho resolve ou uso uma protese fixa.gostaria de tentar a ponte qual sua opinião?

    1. Olá Elesandra

      O aparelho dentário pode resolver a ausência de apenas um dente, sempre é uma solução melhor que dentes artificiais como são as pontes.
      E se tratando de um pré-molar, mais fácil se torna para o aparelho dentário disfarçar a ausência desse dente sem que no futuro se note.

  4. Olá!

    Preciso fazer 3 implantes dentários, já fiz um enxerto ósseo.
    Agora vou fazer a colocação dos implantes e depois de 6 meses vou colocar as próteses.
    Preciso fazer um orçamento para a empresa ajudar a pagar os custos, mas preciso fazer conforme os códigos da tabela da ABO, mas não tenho conhecimento sobre a nomenclatura. Poderia me ajudar.. quais códigos correspondem ao procedimento que vou fazer?
    http://www.apcd.com.br/vrpo.pdf

    1. Olá Raquel

      Em primeiro lugar devemos dizer-lhe que esse tipo de documento deve ser preenchido sempre pelo seu dentista e se possível com acesso a essa tabela de comparticipações. A razão é bem simples, só ele sabe que procedimentos seguiu e que “acessórios” odontológicos colocou em você.

      PS: Na tabela que menciona não vemos qualquer menção a imppalntologia, pelo que os implantes podem não ser comparticipados. As coroas dentárias sim estão mencionadas no item das próteses.

  5. Olá aos 13 anos de idade extrai todos os dentes, e começei a usar dentadura superior e inferior, hoje estou com 42 anos e gostaria de implantar todos os dentes ou colocar próteses fixas,será que teria estrutura óssea para isso?

    1. Olá Adilson

      Sempre que se extraem dentes começa um processo de perda óssea, portanto é possível que no seu caso, após cerca de 30 anos, tenha havido perda óssea que inviabilize implantes (que serão o suporte de uma prótese fixa no seu caso).
      Porém, é possível regenerar parcialmente esse mesmo osso em falta e possivelmente viabilizar o tratamento. Mas, só mesmo visitando um dentista poderá ter uma ideia mais concreta acerca do seu caso.

  6. Olá
    Preciso fazer uma protese com 7 dentes por infraquecimento de estrutura ossea.
    Preciso fazer um orçamento pois os custos estão muito caros, gostaria de saber qual é o seu orçamento para a minha protese. Você poderia me ajudar..?

  7. Ola. Tenho um canino que me começou a nascer agora com 35 anos e o que acontece é que me esta a pressionar e debilitar o dente seguinte de tal modo que ja começa a abanar? Aconselham me a extração do mesmo e a colocação de uma coroa no que nasceu agora? é que queria com esta idade evitar usar aparelho. Obrigado

    1. Olá Nuno

      Talvez deva ponderar a extração, isto se o dente também estiver a pôr em causa o posicionamento dos outros dentes. Mas, isto é uma opinião baseada em pouquíssimos dados, pelo que o mais responsável é mesmo ir ao dentista.

  8. Boa noite
    Gostaria de uma opinião , tem um ano fiz canal no dente atras do canino e coloquei uma coroa, a uma semana começou tive uma grave infecção na raiz desse dente pois descobriu q o canal tinha sido perfurado, a dentista me disse q terei q arrancar essa raiz e daqui um tempo fazer um implante,mas e o buraco pela falta do dente , ela ainda não me explicou qt tempo vou ficar sem dente ,o q acham q deve ser feito , uma protese movel provisoria ?
    Desde já agradeço a atenção .

    1. Olá Adriana

      Pode e deve colocar uma prótese temporária, até que esteja nas condições ideais para a colocação do implante. Talvez uma p´rotese esquelética (de estrutura metálica) seja a melhor opção. Lembre-se que é apenas um estado temporário.

  9. perdi todos os dentes tanto superior e inferior uso protesse tenho vontade de fazer fixa .gostaria de saber o volor atenciosamente dolores

    1. Olá Dolores

      Para orçamentos só mesmo visitando um ou mais dentistas na sua área.

  10. Gostaria de saber o valor mais ou menos e se divide eu sou uma trabalhadora e ganho um salario minino.

    1. Olá Sílvia

      Só visitando um dentista poderá ter um orçamento adequado ao seu caso.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *