Prótese dentária fixa: tipos, preços…

Alcançar um sorriso natural após a perda de dentes é possível através da colocação de uma prótese dentária fixa. Estas são usadas pelos dentistas para preencher “pequenos” espaços vazios na dentição dos pacientes. Dependendo do tipo de prótese fixa que escolher, o procedimento e o seu custo irão variar. Se gostaria de saber mais acerca das próteses fixas continue a ler o artigo.

Que tipos de próteses dentárias fixas existem?

As proteses fixas são de dois tipos de acordo com a sua aplicação: as coroas e as pontes.

  • As coroas: são uma estrutura que cobre a totalidade do fragmento de um dente. São usadas na grande maioria dos casos para substituir dentes que ainda têm uma grande parte saudável e onde se pode “colar” um dente artificial (como no caso dos dentes fraturados). São fixas à parte saudável do dente a tratar, através de polímeros especiais que potenciam a longevidade deste tratamento e permitem dar ao dente um aspecto natural. É no fundo um dente artificial que se coloca por cima do dente a tratar.
  • As pontes: tradicionalmente são constituídas por duas coroas nas extremidades e por um dente artificial no meio. Regra geral são usados para substituir dentes em falta (previamente extraídos por exemplo). Podem também ser usados como suporte das pontes: os dentes naturais, implantes dentários, ou até uma combinação de ambos. Tudo dependerá do tipo de ponte que escolher e que for mais adequada ao seu caso.

Como se aplicam as próteses dentárias fixas?

No caso das pontes, o seu dentista começará por preencher os dentes adjacentes com uma massa específica para assim retirar um molde perfeito de onde a prótese irá ser apoiada através de coroas dentárias.

Depois de terminada a elaboração das coroas (que podem ser apenas de cerâmica, metálicas ou porcelana fundida com metal), cada uma delas é unida ao(s) dente(s) artificial(ais) que constituirão no fundo a sua prótese dentária.

Assim que a ponte estiver pronta, deverá voltar ao dentista para a sua aplicação. Nesta última fase o dentista irá ligar as coroas aos seus dentes e assim fixar toda a prótese no seu devido lugar. As pontes são duráveis, sendo que em alguns casos a sua longevidade se prolonga até aos 10 anos.

No que toca à aplicação das coroas, estas são colocadas caso se pretenda a substituição/reparação de um dente apenas. O dentista depois de retirar o material em excesso do dente a reparar, como por exemplo cáries ou fragmentos, passará à aplicação de um dente artificial com a constituição referida acima e assim sendo pode restituir a sua dentição com maior rapidez do que no caso das pontes.

Cuidados a ter com as próteses fixas

Para aumentar a longevidade da sua prótese dentária e preservar a sua saúde oral, é fundamental que cuide da sua prótese com especial cuidado. Escovar os dentes diariamente, usar fio dentário e ir ao dentista regularmente, diminuem a probabilidade de ter problemas dentários e aumentam o tempo de vida da sua prótese.

Se a sua prótese dentária necessitar de ser reparada por algum motivo, deve consultar o seu dentista com a maior brevidade possível. De preferência o que lhe colocou a prótese. Não adie! A cada dia que passa aumentam as probabilidades de danificar ainda mais a sua prótese dentária e prejudicar a sua dentição e saúde oral. Tal poderá incluir problemas gengivais, infecções ou outros problemas dentários bastante sérios.

Preço de uma prótese dentária fixa

Acerca deste tema temos de lhe dar uma resposta algo indirecta. De acordo com cada caso e cada tipo de prótese, o preço destas pode variar. Assim, se necessitar de uma ponte, claramente terá de despender mais dinheiro do que no caso de apenas necessitar de uma coroa. Em todo o caso são tratamentos sempre menos dispendiosos do que a colocação de implantes dentários.

Caso o seu seguro dentário, ou plano de saúde inclua as próteses dentárias(o que acontece na maioria dos casos), este custo poderá ser reduzido de forma drástica. Poderá assim proceder à substituição ou reparação de dentes a preços relativamente comportáveis.

Para mais informações acerca das próteses dentárias fixas, do seu custo, vantagens e desvantagens, consulte os dentistas que aconselhamos. São profissionais de saúde devidamente qualificados para lidar com estes procedimentos médicos de forma responsável, profissional e acima de tudo experiente.

,

501 thoughts on “Prótese dentária fixa: tipos, preços…

  1. QUERO SABER O PREÇO DE UMA PONTE FLEXIVEL, PORQUE PERDI A MAIORIA DOS MEUS DENTES E QUERO COLOCAR UMA NA PARTE SUPERIOR E NA PARTE INFERIOR

  2. Olá,
    gostaria de saber o preço de uma prótese total em renzina ou em porcelana, obrigada.

    1. Olá Georgina

      Achamos que o artigo foi explícito em relação a essa matéria, esperamos que tenha ficado esclarecida.

  3. Olá gostaria de saber sobre a necessidade de fazer o canal dos dentes pilares de uma ponte fixa. Se é necessario ou é dispensavel

    1. Olá João

      Se os dentes de suporte à ponte estiverem saudáveis, não há qualquer razão para proceder à sua desvitalização.

    1. Olá Marcelo

      O melhor será se dirigir a um consultório e pedir um orçamento para o seu caso.

  4. Minha mãe não possui nenhum dente inferior há muitos anos e teve grande reabsorção óssea na região dos dentes posteriores bilateralmente, o que faz com que a prótese que ela utiliza não se adapte. Qual seria o tratamento mais indicado para ela: ponte com implantes, prótese fixa, prótese overdenture ou há alguma outra técnica mais adequada? Obrigada.

    1. Olá Priscila

      Apesar da reabsorção óssea, saiba que é possível reverter parcialmente esse processo de forma a viabilizar por exemplo a colocação de implantes dentários. Assim, entendemos que pode por exemplo optar por uma das técnicas que mais conforto traz ao paciente que são as próteses sobre implantes. Mas, a opção da dentadura convencional é sempre uma hipótese mais acessível, embora seja menos confortável.

  5. Uso uma protese móvel na parte superior frontal de 4 dentes
    gostaria de saber se é possível substituir por uma fixa.

    1. Olá Moacir

      Sim, é possível optar por uma prótese fixa e substituir a atual prótese removível.

  6. quero saber se é possivel mudar um protes movélpor uma fixa.pode mim mandar uma foto e preço

  7. ola a auguns dias tive um acidente e perdi um dos meus dentes, ele saio inteiro da minha boca , gostaria de saber se posso recolocar o meu proprio dente , e tambem estou pesquisando precos , isso e uma coisa muito urgente para mim

    1. Olá Guilherme

      Após alguns dias de ter perdido o dente, é impossível voltar a colocá-lo no lugar e o dente voltar a tornar-se viável. Assim a solução passará por colocar um implante dentário.

  8. Gostaria de saber quais os prós e contras da prótese fixa, pois tenho uma móvel e estou pensando em trocá-la por uma fixa.
    Obrigado
    Carlos

    1. Olá Carlos

      Os contras na nossa opinião resumem-se ao preço que é um pouco elevado (estamos a pensar essencialmente nas próteses totais). A favor: muito mais conforto para o paciente, melhor eficácia da mastigação (devido à ausência de movimentos das próteses), esteticamente são muito melhores…

    1. Olá Ademir

      Não, nada disso. É que cada caso tem especificidades distintas fazendo com que o preço de cada tratamento varie muito de pessoa para pessoa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *