Alcançar um sorriso natural após a perda de dentes é possível através da colocação de uma prótese dentária fixa. Estas são usadas pelos dentistas para preencher “pequenos” espaços vazios na dentição dos pacientes. Dependendo do tipo de prótese fixa que escolher, o procedimento e o seu custo irão variar. Se gostaria de saber mais acerca das próteses fixas continue a ler o artigo.
Que tipos de próteses dentárias fixas existem?
As proteses fixas são de dois tipos de acordo com a sua aplicação: as coroas e as pontes.
- As coroas: são uma estrutura que cobre a totalidade do fragmento de um dente. São usadas na grande maioria dos casos para substituir dentes que ainda têm uma grande parte saudável e onde se pode “colar” um dente artificial (como no caso dos dentes fraturados). São fixas à parte saudável do dente a tratar, através de polímeros especiais que potenciam a longevidade deste tratamento e permitem dar ao dente um aspecto natural. É no fundo um dente artificial que se coloca por cima do dente a tratar.
- As pontes: tradicionalmente são constituídas por duas coroas nas extremidades e por um dente artificial no meio. Regra geral são usados para substituir dentes em falta (previamente extraídos por exemplo). Podem também ser usados como suporte das pontes: os dentes naturais, implantes dentários, ou até uma combinação de ambos. Tudo dependerá do tipo de ponte que escolher e que for mais adequada ao seu caso.
Como se aplicam as próteses dentárias fixas?
No caso das pontes, o seu dentista começará por preencher os dentes adjacentes com uma massa específica para assim retirar um molde perfeito de onde a prótese irá ser apoiada através de coroas dentárias.
Depois de terminada a elaboração das coroas (que podem ser apenas de cerâmica, metálicas ou porcelana fundida com metal), cada uma delas é unida ao(s) dente(s) artificial(ais) que constituirão no fundo a sua prótese dentária.
Assim que a ponte estiver pronta, deverá voltar ao dentista para a sua aplicação. Nesta última fase o dentista irá ligar as coroas aos seus dentes e assim fixar toda a prótese no seu devido lugar. As pontes são duráveis, sendo que em alguns casos a sua longevidade se prolonga até aos 10 anos.
No que toca à aplicação das coroas, estas são colocadas caso se pretenda a substituição/reparação de um dente apenas. O dentista depois de retirar o material em excesso do dente a reparar, como por exemplo cáries ou fragmentos, passará à aplicação de um dente artificial com a constituição referida acima e assim sendo pode restituir a sua dentição com maior rapidez do que no caso das pontes.
Cuidados a ter com as próteses fixas
Para aumentar a longevidade da sua prótese dentária e preservar a sua saúde oral, é fundamental que cuide da sua prótese com especial cuidado. Escovar os dentes diariamente, usar fio dentário e ir ao dentista regularmente, diminuem a probabilidade de ter problemas dentários e aumentam o tempo de vida da sua prótese.
Se a sua prótese dentária necessitar de ser reparada por algum motivo, deve consultar o seu dentista com a maior brevidade possível. De preferência o que lhe colocou a prótese. Não adie! A cada dia que passa aumentam as probabilidades de danificar ainda mais a sua prótese dentária e prejudicar a sua dentição e saúde oral. Tal poderá incluir problemas gengivais, infecções ou outros problemas dentários bastante sérios.
Preço de uma prótese dentária fixa
Acerca deste tema temos de lhe dar uma resposta algo indirecta. De acordo com cada caso e cada tipo de prótese, o preço destas pode variar. Assim, se necessitar de uma ponte, claramente terá de despender mais dinheiro do que no caso de apenas necessitar de uma coroa. Em todo o caso são tratamentos sempre menos dispendiosos do que a colocação de implantes dentários.
Caso o seu seguro dentário, ou plano de saúde inclua as próteses dentárias(o que acontece na maioria dos casos), este custo poderá ser reduzido de forma drástica. Poderá assim proceder à substituição ou reparação de dentes a preços relativamente comportáveis.
Tenho 32 ano eu tenho que,colocar doi dentes na parte superior e um na parte inferior para colocação de aparelho dentaria os meus dentes é cruzados obrigado.
Boa tarde!
A tempo uso aparelho ortodontico, motivo estou querendo realizar uma ciriurgia ortognática, so que eu acho quetanto o ortodontista quanto o cirurgião estão me enrolando ganhando tempo e estou querendo desistir.Se eu desistir qual o tipop de protese que devo mandar fazer que seja adequadapara o meu problema.Me oriente por favor, desde já ageadeço.
Wlater wanderlei – Belém do Pará
Olá Walter
Sem saber exatamente o motivo pelo qual está colocando aparelho dentário, não poderemos fazer uma avaliação correta do seu caso e assim se torna difícil dar uma opinião.
tenho 42 anos tenho bruxerismo quando criança nunca fui ao dentista meus pai não tinham como pagar hoje só tenho vinte dentes ao todo estão todos quebrados e roidos não tenho condições financeria de arumar não saio mais decasa etou cm depresão procurei um dentista e o preço é muito alto não sei oque fazer
Olá Cleusa
Infelizmente a Cleusa tem o rpoblema que milhares de pessoas têm, não consegue ter capacidade económica para um tratamento tão importanto como o que refere. Infelizmente não há muito que possamos fazer.
uso dentadura posso faxer uma fixa
Olá Celia
Pode sim.
isso e brasil
Tenho um problema
1° dizem que tenho piorreia as gengivas estão a encolher e os dentes ficam todos à mostra o que posso fazer para parar esta situação
2° só tenho um dente da frente aparentemente bom os outros 2 como a gengiva subia estão abanar, faltam outros 2 porque tive que os tirar sobram 2 de cada lado onde termina mais ao menos o lábio superior esses estão bem fixos para trás do lado esquerdo não tenho dentes e do outro lado tenho 1 mas não sei se estara no sitio dele mas está bem preso também.
3° fecho a boca ao cotrário de muita gente a parte inferior fica à frente da parte superior.
Gostava que me aconselhassem no tratamento que devo fazer tal como uma grande maioria dos portugueses estou desempregado podem aconselhar um seguro onde não seja tão dispendioso e para terminar implantes com pontes ou protese fixa, podem dizer mais ao menos o valor do meu tratamento claro que podem dizer que é 5 e quando fizer o tratamento ser 10 mas já fico com uma ideia aproximada.
Para terminar como tenho problemas de coração 2009 enfarte 2010 arritmias cardiacas FA 2011 angina de peito 2012 novamente arritmias devido a uma pastilha amiodorona que alterou todos os valores da tiroide sou ipocuagolado
cumprimentos
Atenciosamente
Abílio Pereira
Olá Abílio
Aparentemente sofre de periodontite, o que é possível fazer é controlar o problema, nunca eliminá-lo de vez.
Em relação a preços, não temos como o poder fazer. Teríamos de o avaliar em consultório. Mas, se pretende colocar implantes, fique desde já com a noção de que só o implante custa pelo menos 500€, fora a cirurgia… Não é um tratamento barato.
Ola, perdi dois dentes de minha protese, moro no RJ preciso colocar urgente como faco.
Grata.
Olá Leda
Deverá dirigir-se ao seu dentista naturalmente.
@admin
Obrigada!
Olá,boa noite amigo,porfavor me responda,vou fazer uma cirurgia pra fechar minha fenda palatina,o médico disse que irei usar aparelho dentario, e tenho uma falha dentaria, qual tipo de aparelho e tipo de prótese fixa poderei usar para fecha minha falha dentaria,Obrigado e boa noite
Olá Elielson
O aparelho dentário deverá ser desse tipo. Quanto à prótese, pode nem necessitar se for colocar aparelho.
tenho 48 anos, uso protese total superior desde os 18 anos, e gostaria de saber se tem como eu colocar uma protese fixa e o valor.
obrigada
Olá Gil
Tem sempre como colocar uma prótese fixa, tudo dependerá dos valores que pode dispender.