Alcançar um sorriso natural após a perda de dentes é possível através da colocação de uma prótese dentária fixa. Estas são usadas pelos dentistas para preencher “pequenos” espaços vazios na dentição dos pacientes. Dependendo do tipo de prótese fixa que escolher, o procedimento e o seu custo irão variar. Se gostaria de saber mais acerca das próteses fixas continue a ler o artigo.
Que tipos de próteses dentárias fixas existem?
As proteses fixas são de dois tipos de acordo com a sua aplicação: as coroas e as pontes.
- As coroas: são uma estrutura que cobre a totalidade do fragmento de um dente. São usadas na grande maioria dos casos para substituir dentes que ainda têm uma grande parte saudável e onde se pode “colar” um dente artificial (como no caso dos dentes fraturados). São fixas à parte saudável do dente a tratar, através de polímeros especiais que potenciam a longevidade deste tratamento e permitem dar ao dente um aspecto natural. É no fundo um dente artificial que se coloca por cima do dente a tratar.
- As pontes: tradicionalmente são constituídas por duas coroas nas extremidades e por um dente artificial no meio. Regra geral são usados para substituir dentes em falta (previamente extraídos por exemplo). Podem também ser usados como suporte das pontes: os dentes naturais, implantes dentários, ou até uma combinação de ambos. Tudo dependerá do tipo de ponte que escolher e que for mais adequada ao seu caso.
Como se aplicam as próteses dentárias fixas?
No caso das pontes, o seu dentista começará por preencher os dentes adjacentes com uma massa específica para assim retirar um molde perfeito de onde a prótese irá ser apoiada através de coroas dentárias.
Depois de terminada a elaboração das coroas (que podem ser apenas de cerâmica, metálicas ou porcelana fundida com metal), cada uma delas é unida ao(s) dente(s) artificial(ais) que constituirão no fundo a sua prótese dentária.
Assim que a ponte estiver pronta, deverá voltar ao dentista para a sua aplicação. Nesta última fase o dentista irá ligar as coroas aos seus dentes e assim fixar toda a prótese no seu devido lugar. As pontes são duráveis, sendo que em alguns casos a sua longevidade se prolonga até aos 10 anos.
No que toca à aplicação das coroas, estas são colocadas caso se pretenda a substituição/reparação de um dente apenas. O dentista depois de retirar o material em excesso do dente a reparar, como por exemplo cáries ou fragmentos, passará à aplicação de um dente artificial com a constituição referida acima e assim sendo pode restituir a sua dentição com maior rapidez do que no caso das pontes.
Cuidados a ter com as próteses fixas
Para aumentar a longevidade da sua prótese dentária e preservar a sua saúde oral, é fundamental que cuide da sua prótese com especial cuidado. Escovar os dentes diariamente, usar fio dentário e ir ao dentista regularmente, diminuem a probabilidade de ter problemas dentários e aumentam o tempo de vida da sua prótese.
Se a sua prótese dentária necessitar de ser reparada por algum motivo, deve consultar o seu dentista com a maior brevidade possível. De preferência o que lhe colocou a prótese. Não adie! A cada dia que passa aumentam as probabilidades de danificar ainda mais a sua prótese dentária e prejudicar a sua dentição e saúde oral. Tal poderá incluir problemas gengivais, infecções ou outros problemas dentários bastante sérios.
Preço de uma prótese dentária fixa
Acerca deste tema temos de lhe dar uma resposta algo indirecta. De acordo com cada caso e cada tipo de prótese, o preço destas pode variar. Assim, se necessitar de uma ponte, claramente terá de despender mais dinheiro do que no caso de apenas necessitar de uma coroa. Em todo o caso são tratamentos sempre menos dispendiosos do que a colocação de implantes dentários.
Caso o seu seguro dentário, ou plano de saúde inclua as próteses dentárias(o que acontece na maioria dos casos), este custo poderá ser reduzido de forma drástica. Poderá assim proceder à substituição ou reparação de dentes a preços relativamente comportáveis.
Olá,meu dente (pré molar) acabou sendo muito atingido pela cárie e meu dentista disse que será necessário fazer canal.O fato é que ele ja estava um pouquinho aberto e no ultimo fim de semana caiu um pedaço do dente do lado esquerdo.A parte que ficava próxima do dente seguinte.Não seria mais interessante extrair esse dente e buscar um implante ou prótese, já que ele está muito prejudicado?
Olá Sílvio
O melhor procedimento é sempre tentar salvar os dentes naturais. Se isso for completamente impossível, devem ser consideradas as opções de substituição dos dentes naturais, como as próteses e os implantes.
Minha filha de 13 anos necessita de duas prótese nº12 e 22. Pois ela tem uma genética de má formação dentária.Seria uma espécie de “ponte”.Pois ainda não pode fazer implante.Se possível me informar onde posso encontrar um especialista de baixo custo.pois não tenho condições de pagar o que me cobraram.obrigada
Olá Viviane
A melhor solução é pedir orçamentos em vários dentistas.
boa noite tinha um canal no dente 22 mas o mesmo quebrou e tive que arranca-lo, coloquei um provisorio mas nao estou acostumando qual seria a melhor opçao e mais barata pro meu caso implante??
Olá Vanessa
Talvez uma prótese esquelética de um só dente.
Oi; estava usando uma ponte fixa com três próteses! precisei tirar tava dando problema na gengive. ao retirar a ponte o dentista colou e colocou de volta sem a moldura. isso causou mais problema na gengive. o que devo fazer nesse caso procurar outro dentista ou correr atras do meus prejuiso? considerando isso como danos morais?
Olá Edina
Na nossa opinião deve discutir com o seu dentista uma solução. Se não chegarem a acordo, a Edina tem sempre a via judicial para a defender.
tenho 60 anos e uso proteses dentaria total na parte superior tenho vontade de fazer um implante vale a pena?
Olá Pedro
Vale muito a pena, mas avisamos já que é caro.
O que saí mais caro,implante de uma prótese fixa total superior ou implante de todos os dentes individual?
Olá Rosemeri
Implante individual de todos os dentes, fica sempre muito mais caro.
Fui obrigado a arrancar o dente com raiz e tudo – no momento não posso colocar um implante qual seria melhor protese fixa ou movel –
Olá David
Depende do seu orçamento, das suas exigências estéticas e até do seu caso específico.
Tenho 54 anos e perdi todos meus dentes qundo era adolescente minha gengiva esta muito desgastada sera que consigo colocar protesse fixa e sera que é muito caro?
Olá Rosamenina
O melhor é ser avaliada por um dentista e verificar qual a solução mais adequada ao seu caso.
Minha dentista esta me dizendo que, eu preciso um protese tipo Grampo…esse é comum, e como funciono? Quanto Custo -/+? Ele falou em volta de R$450,00 para parte de cima e R$450,00 para parte de baixo !!! Alguem pode me esclarecer Agradeço.
Olá Richard
A prótese que lhe aconselharam é uma prótese removível designada por esquelética e que se fixa com a ajuda de grampos metálicos. É das próteses mais acessíveis em termos financeiros, mas esteticamente há melhores opções.
O preço parece aceitável.
uso protese dentaria total superior e tenho vontade de fazer uma protese fixa, gostaria de saber quanto custaria. e se vale a pena
Olá Carlos
Vale muito a pena. Para saber preços só mesmo visitando dentistas e pedindo orçamentos.