Prótese dentária flexivel

A prótese dentária flexível é uma prótese feita de forma personalizada, em materiais à base de resinas específicas, que pelas suas especificações tornam toda a prótese totalmente flexível. Este novo tipo de prótese é muito popular entre pessoas que não se adaptam às próteses fixas convencionais de acrílico.

Prótese dentária flexível
Prótese dentária flexível

Porque razão deve colocar uma prótese flexível

As razões que estão na base desta mudança de prótese têm na maior parte das vezes a ver com vários factores, nomeadamente:

  • o elevado conforto no seu uso que esta proporciona
  • o desgaste da prótese é mais uniforme que nas próteses acrílicas
  • os ferimentos e dores que se podem sentir ao usar estas próteses, são quase nulos
  • a irritação das gengivas diminui
  • a eficácia mastigatória é elevada

Os dentistas geralmente também têm todo o interesse em que os seus pacientes coloquem uma prótese flexível, pois sabem que estarão a providenciar-lhes um produto versátil, que proporciona resultados satisfatórios e com enorme conforto.

Benefícios deste tipo de prótese

As próteses flexíveis ajudam alguns pacientes a evitar a maior parte da dor associada ao uso das próteses “antigas”. A resina flexível permite que a prótese seja ajustada de forma muito eficaz e contando de igual forma com dentes sintéticos como qualquer outra prótese, garantindo desse modo que apesar da flexibilidade da prótese, toda a função mastigatória não será posta em causa.

Alguns dentistas defendem também que a prótese flexível ajuda a ter uma maior estabilidade relativamente à linha da mandíbula. Tudo isto se traduz no principal benefício deste tipo de prótese: o conforto. Aqueles que por exemplo, no simples movimento de mastigar para trás e para a frente sentem dor (com as próteses tradicionais), repararão que com esta prótese tal problema simplesmente não existe.

Em adição a estes benefícios, as “dentaduras” flexíveis, são desenhadas para serem porosas, isto é, para poderem “respirar” melhor que as tradicionais. Esta característica ajuda a evitar o aparecimento de bactérias na dentadura e nas gengivas, evitando-se muitas vezes doenças que podem por em causa a utilização normal de uma prótese.

Durabilidade da prótese flexível

Como a prótese flexível tem um desenho muito versátil, ela tem muito menos probabilidades de se danificar, nomeadamente de quebrar como a prótese fixa convencional. Quem usa este último tipo de prótese, muitas vezes é confrontado com danos originados por quedas, ou pelo contacto com outras superfícies. Com o design das próteses flexíveis, este tipo de problema é facilmente contornado.

Assim, a sua durabilidade é superior, tendo o paciente um maior à vontade no seu manuseamento e higienização. Esta ultima questão por estranho que possa parecer, é sempre um enorme motivo de stress por parte de quem usa uma prótese acrílica – o medo de a danificar e não só ficar sem prótese, como também ter de suportar gastos com consertos. Ora, com a dentadura flexível, tal é totalmente evitado.

As pessoas que utilizam estas próteses terão de as manter exatamente do mesmo modo que manteriam uma prótese acrílica. Os fabricantes recomendam que as mergulhem todas as noites em água sem quaisquer aditivos. Por fim, devem ser devidamente acondicionadas sempre que não estiverem a ser utilizadas. Como com qualquer prótese a sua limpeza deve ser cuidada. Para evitar o aparecimento de doenças periodontais e até gengivite, devem ser escovadas com pasta dentífrica, assim como todas as regiões onde estas se apoiam.

Preço desta prótese dentária

Se estiver interessado(a) nas características desta prótese e assim pretender colocar uma, fale com dentistas na sua região. Estes terão concerteza todo o gosto e explicar-lhe qual o tipo de prótese que mais se adequa ao seu caso e se para si a flexível é uma boa opção.

Os custos associados à mesma, são ligeiramente superiores ao das próteses acrílicas, mas atendendo aos benefícios que lhe estão associados, estamos convencidos de que se trata de uma opção acertada. Assim, o preço da protese dentária flexível, apesar de ser superior, compensará largamente ao longo do tempo.

Se depois de ler o artigo ainda ficou com alguma dúvida não hesite e use o formulário para que assim o possamos esclarecer melhor acerca das próteses flexíveis

, ,

223 thoughts on “Prótese dentária flexivel

  1. Uso uma prótese removível com quatro dentes no maxilar inferior. A minha dentista sugeriu-me uma protese fixa. O problema é que para a colocar terei que desvitalizar um total de seis dentes, assim como de os desgastar para funcionarem como base da protese fixa. Ainda por cima estes dentes estão em bom estado, mas como tenho falhas alternadas é a única solução. Não me agrada “estragar” dentes para solucionar outros. Não é possível fazer implante por falta de dentes. Considero voltar a por uma protese esquelética. No entanto, a prótese flexivel parece-me mais confortável. Que me aconselha? esquelética ou flexível?

    1. Olá Maria

      Apesar deste site ser sobre as próteses dentárias, não podemos deixar de discutir outras soluções em termos de supressão de dentes perdidos. Falamos obviamente dos implantes. No seu caso, parece-nos a solução mais ajustada, é caro, mas em termos funcionais e estéticos é uma solução imbatível.
      Se optar pela prótese, não aconselhamos que coloque a fixa (no caso uma ponte de 6 unidades). A solução mais acessível em termos financeiros e mais simples é a prótese esquelética.

  2. Já consultei um implantologista que não considerou favorável a colocação de implantes por falta de osso. Não me garantia que ficassem bem, por isso desisti desta solução. Atualmente uso uma prótese esquelética ( há 15 anos) e também já usei uma acrílica. O problema é que a acrílica é frágil A esquelética neste momento começa a magoar-me. Por isso pergunto acerca da flexível. Em relação à esquelética, não será mais confortável?

    @admin

  3. tenho,protese,acrilica, ha mais de 20 anos,agora terei q usar outra completa,, dentadura msm… qria saber se,, a flexivel,, se solta com facilidade igual a antiga. de acrilico

  4. Uso uma protese flexivel, mas curiosamente desde que a uso,há cerca de um ano e meio,apareceu-me um problema na boca e garganta que é o seguinte: A minha boca está sempre muito seca e a lingua muito amarga àspera e com cheiro desagradável, coisa que nunca tinha acontecido antes com a protese acrílica.
    Gostava de saber se os produtos com que é feita a protese flexivel poderam ter influencia nestes sintomas ou se é pura coincidencia o uso da “flexivel” com o aparecimento do problema bucal

    1. Olá Fernanda

      Pode ser mera coincidência ou uma reacção aos materiais de que é constituída a prótese, infelizmente precisaríamos de analisar o seu caso de outra forma para poder ter certezas.

  5. Boa noite, estive lendo este interessantissimo artigo,dai vem minha pergunta? é aconselhavel essa protese flexivel para a parte superior e inferior? Digo total visto que me utilizo de ambas mas mesmo com fixador elas insistem em sair sempre que mastigo qualquer coisa.Recomenda-se essa protese para as 2 partes? E ela fica mais firme? Grato Emilio

  6. Olá

    Podem dizer-me p.f., quais são os dentistas, no Porto, Portugal que tem placas flexiveis, pois fui `a Medicil e desconhecem , dizem que só existe no Brasil
    Obrigada

  7. Boa tarde, li o artigo e fiquei muito interessada na prótese flexível uso prótese superior a alguns anos e tive que fazer a inferior, porém não estou conseguindo me adaptar, gostaria de saber onde encontro dentistas em Niterói ou no Rio de janeiro que utilizem as próteses flexíveis. Desde já agradeço Velma

  8. EU USAVA UMA PROTESE DE TREZ DENTES COM GRAMPO AGORA OPTEI PELA FLEX A MINHA DDENTISTA DISSE QUE É UMA OTIMA ESCOLLHA MAIS TENHO DUVIDAS A PROTESE FLEX PODE SE ALARGAR COM O TEMPO?DESDE JÁ OBRIGADO AGUARDO A RESPOSTA

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *