Tipos de proteses dentárias

Antes de nos referirmos a que tipos de próteses dentárias poderá encontrar, será talvez importante dar-lhe uma noção mais clara do que é afinal uma prótese e então de seguida explicar-lhe de forma mais clara a forma como se classificam.

Uma prótese dentária é o quê afinal?

A prótese dentária é um dispositivo que tem como objectivo único a substituição ou reposição de dentes perdidos e as suas estruturas adjacentes, através de elementos artificiais que permitem-lhe imitar de forma bastante eficaz dentes e até gengivas. São construídas em compósitos e materiais bastante diferenciados, tais como resinas (as chamadas próteses flexíveis), cerâmicas e até metal.

Como têm por objectivo suprir a falta de dentes, a sua função é no fundo a de restituir as funções mastigatórias de forma eficaz e ao mesmo tempo corrigir esteticamente a boca e dentição do paciente. Ao contrário dos implantes dentários, não são a melhor opção estética, mas no entanto são muito mais acessíveis em termos de custos. Também não terão a mesma eficácia em termos da mastigação e até durabilidade dos materiais, mas como havia sido dito, acabam por ser a única escolha quando financeiramente não é possível optar por outro tratamento.

Que tipos de próteses dentárias existem?

Há várias formas de classificar as próteses dentárias, mas poder-se-ão resumir a três:

  • quanto à extensão da prótese;
  • tipo de suporte
  • tipo de fixação.

Passemos então a explicitar mais detalhadamente cada um dos tipos de prótese dentária:

  1. Próteses dentárias segundo a sua extensão. As próteses dentárias podem ser:
    • unitárias – no caso de substituírem por exemplo apenas um dente
    • parciais – as próteses de substituição de 2/3 ou mais dentes
    • totais – quando não há dentição alguma e toda a função mastigatória tem de ser reposta com um dispositivo que o faça para a totalidade da dentição
  2. Tipo de suporte que fixa a prótese dentária
  3. Iremos referir os casos mais comuns de fixação de próteses, pois na realidade, há diversas formas de suportar estas estruturas. As próteses dentárias podem ser suportadas nas estruturas de outros dentes (as chamadas pontes), podem fixar-se à mucosa mastigatória (o caso das chamadas dentaduras), pode também optar-se pela fixação em implantes, as chamadas próteses sobre implantes. Em casos comuns de próteses parciais que têm de eliminar a falta de dentes e lados opostos da arcada dental, é comum optar-se por um misto entre a fixação na mucosa mastigatória e a fixação com a ajuda de dentes remanescentes.
  4. Tipo de fixação: as próteses fixas e as removíveis
  5. A forma mais comum de classificar as próteses dentárias é pelo atributo do tipo de fixação, se se tratam de próteses que se podem retirar no dia-a-dia, as próteses removíveis, ou se pelo contrário são fixas (pelo diversos métodos referidos acima). Para além da fixação estas próteses diferem enormemente pela forma como é efectuada a sua higienização. Se por um lado as próteses removíveis são de uma higienização muito mais fácil, já que a sua remoção permite até desinfectá-las, as próteses fixas podem apenas ser limpas pelo método da escovagem dental comum, estando até de certa forma restrito o uso de fio dentário para quem tem próteses fixas, pois deve ter cuidado suplementares no seu manuseamento.

Tantos tipos de prótese… Qual devo escolher?

Sim, é verdade que existe uma panóplia enorme na classificação de próteses dentárias e tal pode levar a alguns equívocos. Um deles é o de julgar que existe uma infinidade de próteses, na realidade tal não corresponde à verdade. Aliás, por razões diversas, principalmente económicas, grande parte das próteses que os dentistas colocam são as removíveis, falamos das que são vulgarmente conhecidas como dentaduras.

Além disso, é importante referir que para cada caso é aplicada uma prótese mais adequada. E nem sempre é possível dar ao paciente a escolha entre próteses, a opção deve ser feita tomando em conta não só o resultado que pretende o paciente, mas também suas possibilidades económicas e até suas exigências estéticas.
Como vê não é tanto uma questão de escolha da prótese, mas antes uma questão de adequar a prótese certa a cada caso. estéticas. Assim, qualquer profissional de saúde deve demonstrar ao seu paciente os tipos de próteses que este pode colocar, explicar-lhe as vantagens e desvantagens destas e deve acima de tudo ouvi-lo e tentar optar pela solução mais eficaz.

, , ,

87 thoughts on “Tipos de proteses dentárias

  1. Estou prestes a colocar uma protese removivel unilateral. O que mais me incomoda é o fato dos grampos metálicos aparecerem em um sorriso mais aberto ou algo parecido. Teria alguma forma de “esconder” esses grampos metálicos da protese removivel, revestindo esses grampos com acrilico ou porcelana também? algo assim?!
    Desde já agradeço a atenção.

    1. Olá Edson

      Esses grampos infelizmente ficam sempre um pouco à vista. pelo que sabemos ainda não há a possibilidade de esconder esses mesmos grampos, mas é uma questão que deve expor ao seu dentista.

  2. bom quero por uma ponte,pois perdi um unico dente na lateral.gostaria de saber se existe uma protese com coroa no lugar dos grampos metalicos.

  3. boa noite dr, meus caninos estão gastos a ponto de estarem menores que os outros da arcada superior, gostaria(mais por uma questão de estetica) de colocar proteses fixas existe um meio rapido, que especialista devo procurar? obs: não posuo caries nos caninos. o que o senhor me indica?

    1. Olá Diego

      Se os dentes que possui ainda estiverem em bom estado, antes de ponderar colocar uma prótese, deverá considerar a hipótese de colocar coroas estéticas.

  4. ola boa noite,preciso colocar uma protese,sao dois dentes superior direito e dois dentes superior esquerdo (canino e vizinho ) ou seja bem na frente,qual seria a melhor opçao de protese? eunao tenho condiçoes de fazero implante, me ajude

    1. Olá Romeika

      Aconselhamos as “pontes”. Esteticamente ficarão muito bem, funcionalmente são muito boas e além disso o seu preço não é tão elevado como o dos implantes dentários.

  5. ola, gostei da atenção que da aos comentarios; no meu caso pretendo colocar uma protese parcial (ponte) superior com 04 dentes os da frente como conseguir um profissional bem qualificado na região??, estou morando em osasco sp. e não conheço na região onde poderia realmente me informar ou pesquisar sobre isso??

    1. Olá Givaldo

      Lamentamos mas na sua área de residência desconhecemos profissionais que o possam ajudar.
      Se alguém que nos lê puder ajudar agradecemos.

  6. olá, o post é mt bom..
    Só q eu n vi no post um tipo de protese dentaria q eu a vi apenas umas vez com uma pessoa no dentista..
    A protese dele era de rosca..
    O que vc me fala sobre esse tipo de protese?
    Pq com ele, é possivel o uso de fio dental.

    1. Olá Albano

      Provavelmente você está falando da protese sobre implantes. Temos um artigo explicativo sobre a mesma.

  7. boa tarde ,tenho problema de periotentite,posso fazer implante ,mesmo assim ,ou melhor fazer prótese dentaria ,estou com 3 dentes moles ,mais estou preocupada ,com o que fazer .desde já obrigada

    1. Olá Dulcineia

      O melhor será se consultar com um dentista e estudarem juntos a melhor opção para tratar os seus dentes.

  8. Doutor tenho uma protese fixa e ultimamente tenho sentido muita dor onde não tem dente e os dentes que dão o suporte estão doloridos, a dor segue até o osso da face, perto do nariz, gostaria de saber se proteses precisam ser trocadas? Tenho varios problemas, falta de osso, problemas na gengiva, dentes moles, enfim minha vontade é extrair todos e colocar uma protese total, porque fiz o tratamento para implante, mas infelizmente não posso, tenho também aoveolite depois de todas as extrações que fiz 3e outra coisa tenho verdadeiro panico do dentista, tive uma dentista apenas da infancia até os trinta anos e confiava muito nela, os outros que vieram depois eu vou, mas com muito medo, ajude-me a achar uma solução para meu problema, tenho 52 anos e tenho uma boa aparencia que não gostaria de perder com conta de dentes feios.

    1. Olá Ivone

      Por muito que gostássemos de a ajudar, o seu caso parece ser demasiado complexo para se fazer uma análise superficial e dar uma opinião sem as devidas bases. Assim, o melhor que tem a fazer é voltar ao dentista que lhe fez a sua prótese e descrever o seu problema.

  9. Olá, coloquei uma prótese no lugar do dente que fica ao lado canino do lado direito. Fi uma ponte, desgastei os dois dentes que ficam atras para da suporte a prótese. O resultado ficou surpreendente, ninguém nem diz que é prótese. Ficou perfeito.

  10. Olá, estou com um dente muito mole, chegará á cair. O dentista quer colocar uma prótese que não é fixa, o Senhor poderia me informar se existe, e se eu tenho q troca-la mais tarde?

    1. Olá Lucinea

      Existem realmente próteses que não são fixas, são as chamadas próteses removíveis.
      Toda a prótese está sujeita a desgaste e isso faz com que não durem para sempre, portanto, quer sejam fixas ou removíveis podem ter de ser substituídas sim.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *