ProtesesDentarias.com

A Prótese Dentária sem segredos


 

A adaptação à prótese dentária

Há vários factores que preocupam quem vai colocar uma prótese dentária: Como vai ser a minha adaptação? Será que vai doer? Quanto tempo passa até eu me habituar à prótese dentária? Tudo questões legítimas e pertinentes. para as quais este artigo tem a resposta. Leia o artigo e perceba como será o seu processo de adaptação à prótese dentária.

A adaptação à prótese dentária

No início do uso da sua nova prótese dentária, é possível que sinta algum desconforto. É natural. O dentista ao entregar a prótese prevê já a existência de algumas zonas de ajuste que poderão ser “moldadas” de forma a melhor acomodar a prótese à boca do paciente. Esses ajustes permitem não só compatibilizar a prótese com o seu usuário, mas também equilibrar a mordida, a oclusão e o encaixe das partes da prótese.

Quer saber como será o início?

  • você sentirá uma certa estranheza por ter um “corpo estranho” na sua boca
  • seu corpo produzirá mais saliva que o normal
  • você vai falar de um modo algo diferente
  • é possível que morda involuntariamente as bochechas
  • na zona de apoio da prótese poderá sentir dor e desconforto

O que recomendamos

Nesses primeiros dias tente mastigar com cuidado, assim tem menor probabilidade de morder suas bochechas e não forçará demais as zonas de apoio da prótese. Nomeadamente as gengivas. Tente mastigar a comida de forma homogénea, em movimentos verticais, de forma pausada e equivalente por ambos os lados da prótese (no caso por exemplo das dentaduras)

É também importante que, apesar do desconforto que possa sentir, mantenha a prótese na sua boca o máximo de tempo possível. Se retirar para aliviar, faça-o por períodos de tempo muito curtos e volte a colocar. Há dentistas que inclusivé recomendam que durma com a prótese, embora tal não seja consensual, siga o conselho do seu médico.

Quanto à alimentação, tente ingerir alimentos de fácil mastigação, moles e que não forcem sua mordida. Exemplos: puré de batata, carne picada, peixe e sopa.

Tente progressivamente se ajustar ao seu novo modo de falar, aos novos movimentos de sua língua, músculos da face e lábios. Faça sua rotina normal e verá que com o tempo se acostumará.

O tempo que decorre até se adaptar à prótese dentária varia de caso para caso, mas em cerca de um mês é possível que esteja totalmente acostumado e seu corpo já habituado

Nota: Nesta fase inicial, caso sinta dor muito intensa, ou até se criar feridas provocadas pelo uso da prótese, deve dirigir-se rapidamente ao seu dentista.

Patrocínios

188 comentários

  1. maria joana raitz raddatz disse:

    coloquei protese sobre implante na parte superior estou com bastante dificuldade pra falar falo de uma maneira estranha parece que minha lingua nao cabe na boca se falo muito parece que minha boca fica cansada ate doi o meu maxilar isto e normal ?to preocupada ja fez 10 dias que eu coloquei.serra que minha fala vai ficar pra sempre assim?

  2. Nadenir Moreira disse:

    Coloquei uma prótese (dentadura)inferior ela ta muito larga não consigo falar com ela se não tomar cuidado até sai da minha boca coloco fixador mas a noite minha boca fica muito seca qual procedimento

  3. DORACI SANCHES disse:

    Boa noite, troquei uma prótese parcial inferior, a qual a que eu usava eram quatro dentes atrás de cada lado e um dente perto do canino mais na frente, já há uns tres meses e não consigo ficar com ela na boca, já machucou muito e a dentista foi desbastando, agora não está ferindo mas estou sentindo que ela está forçando o dente canino de tal forma que sinto que eles estão todos moles e a dor é insuportável, acredito que o dente perto do canino não está no lugar certo, o que pode ser feito? fiz com convenio e não tenho condições de ir em outro dentista pra fazer outra, pode me orientar? obrigada!

  4. gostaria de saber depois de tirar todos so dentes me quanto tempo que posso colocar protese deis de ja agradeso disse:

    gostaria de saber depois de tirar todos so dentes me quanto tempo que posso colocar protese deis de ja agradeso

  5. Carina sena disse:

    Boa noite estou para coloca uma ponte em baixa (ponte com grampos pois ja nao tenho os dente de trás ) gostaria de saber se e possível usar aparelho pois meus dente estao tortos

  6. Ivone disse:

    Oi coloquei as duas próteses a de cima ta normal mas a de baixo são três dentes de un lado e dois do outro e tão machucando muito por causa do toros minha dentista da um arrumadinha ai da uma melhorada mas quando vou mastigar começa tudo de novo o que fazer me ajudem

  7. Edson disse:

    Há menos de um mes, aproximadamente três semanas, estou usando prótese dentária na arcada inferior. Não consigo mantê-la na boca porque machuca a gengiva e não posso mastigar nada com ela. Provavelmente se eu forçar sangrará a gengiva. Doutor, isto é normal?

  8. raimunda lima disse:

    eu gostaria de saber como ajustar a dentadura pois coloque agora mas ela n fica firme na boca e tbm como faço para parar de cuspir tanto n aguento tanta saliva o dia todo na boca por favor me ajudem obrigada

  9. raimunda lima disse:

    como ajustar a minha protesé ela é nova e n para na boca so a base de correga devo usar sempre o correga e tbm cuspo o dia inteiro e n consigo para de cuspir me ajudem por favor obrigada

Escreva aqui o seu comentário