ProtesesDentarias.com

A Prótese Dentária sem segredos


 

Coroas dentárias o que são?

O que é exatamente uma coroa dentária? Este termo é geralmente utilizado para descrever um dente artificial que se coloca por cima de um dente natural, cobrindo-o por completo, recuperando assim o seu aspeto normal, permitindo também recuperar o tamanho original do dente danificado e assim retomar as funções mastigatórias e estéticas de uma dentição dita “normal”.

Em que casos se colocam as coroas dentárias?

Coroa dentária

Coroa dentária

A maioria das pessoas opta por colocar coroas dentárias por vários motivos. Em alguns casos estes elementos são colocados em dentes cuja recuperação em termos de restaurações é inviável, ou dentes que apresentam danos bastante consideráveis e aos quais se pretende dar um aspeto renovado.

As coroas dentárias, servem no fundo para reverter o processo de perda de um dente, dando ao paciente a possibilidade de manter grande parte do mesmo e recuperar a parte visível com uma coroa dentária. No entanto, são utilizadas também em casos em que se fratura um dente e é impossível recuperá-lo de outro modo (nomeadamente com uma restauração de 3 faces). Estas lesões são especialmente frequentes após acidentes, choques durante a prática desportiva, ou até simples quedas.

A coroa dentária pode também ser utilizada nos seguintes casos para:

  • proteger um dente “fraco” (por exemplo por causa de cáries dentárias) evitando que se parta
  • manter todas as partes de um dente fraturado no seu lugar
  • renovar um dente que tenha tido um desgaste muito grande e não seja possível recuperar de outro modo
  • cobrir um dente com uma restauração muito grande (em especial em casos em que não resta muito dente para servir de suporte)
  • cobrir dentes deformados
  • recuperar um dente descolorado

As coroas dentárias são também usadas nas próteses fixas (nas pontes dentárias) e nos implantes dentários. Nas próteses dentárias fixas servem de suporte à mesma permitindo a sua correta colocação e consolidação. Nos implantes dentários, não são mais que a parte visível do implante, sendo no fundo o dente artificial que compõe o implante.

Que materiais podem ser usados para criar uma coroa dentária?

Existe uma enorme variedade de materiais que podem ser usados para se criar uma coroa dentária. de seguida enumeraremos alguns dos mais populares:

  • metal – estes podem incluir uma liga de ouro, ou outras ligas metálicas. As coroas dentárias metálicas, são de longe as mais resistentes. Elas podem suportar o desgaste diário dos dentes sem problema algum e além disso nunca lascam nem partem. O único senão é que são metálicas e isso dá-lhe um aspeto menos natural à sua dentição
  • resina – estas são as coroas que têm o preço mais baixo. Apesar de terem esteticamente um bom aspeto, desgastam-se com o tempo e não têm uma durabilidade comparável com outro tipo de coroas.
  • parcialmente de porcelana – estas têm quase a mesma força estrutural de uma coroa metálica, mas sendo de porcelana têm uma aspeto bem mais natural e o seu desempenho estético é muito satisfatório. Claro que a porcelana pode sempre lascar, apesar de ser um material muito duro, convém não forçar em demasia este tipo de coroa.
  • totalmente de porcelana – estas são as coroas dentárias que têm o melhor aspecto e provavelmente serão o melhor investimento que poderá fazer. Você beneficia de uma coroa que é muito mais forte que a de resina, sendo similar neste aspeto às metálicas, mas têm uma estética que se asemelha muito aos dentes naturais

Ficou esclarecido acerca das coroas dentárias? Caso tenha alguma dúvida use o formulário.

Patrocínios

21 comentários

  1. Guillermo disse:

    Gostaria de tener uma lista de preços dentarios de protesis,coroas extraçoes,limpeza,etc. porque cada dentista tiene um preço diferente não existe uma tabela de preços que a gente poda mais ou menos ter ideia de cuanto custa por lo menos um dente, obrigado guillermo.

Escreva aqui o seu comentário