ProtesesDentarias.com

A Prótese Dentária sem segredos


 

Quem são e o que fazem os protésicos (técnicos de prótese dentária)?

O técnicos de prótese dentária, vulgarmente designado por protésico, é um profissional especializado na confeção de próteses dentárias. No fundo, este médico representa um especialista criador de próteses e de outros mecanismos ligados à prótese. É a ele que se dirige o seu dentista de cada vez que precisa de substituir a sua dentição.

Vamos então descodificar esta profissão

Quando se fala em dispositivos de restauração e substituição dentária, falamos do seu criador, que é um médico dentário profissional. Portanto, o que ele cria são próteses dentárias ou as chamadas dentaduras. O seu nome, protésico, deriva das suas criações, entre as quais esta a prótese dentária.

Obviamente que se os designássemos de denturistas, associaríamos ao facto de eles construírem dentaduras, mas ao fim e ao cabo, é exactamente a mesma coisa que dizer protésico. É assim que eles devem ser designados.

No entanto, há assuntos, para além das próteses dentárias, em que estes médicos são chamados a intervir, como é o caso do cancro da boca. A maneira como vamos ingerir os alimentos está interligada com o tipo de tratamento e pode interferir na sua cura, ou seja, ao remover os tumores, os dentes poderão voltar ao seu lugar ou poderá ser necessário também preencher o espaço deixado pelos tumores, daí ser necessária a intervenção do protésico.

Curso de técnico de prótese dentária

Os denturistas ou protésicos têm a vantagem, sobre os dentistas, de poderem exercer uma área mais específica, para além da básica de tratamento dos dentes, que fica apenas a cargo do dentista. Nas Universidades de Medicina Dentária, os protéticos devem prosseguir os seus estudos por mais três anos, onde aprenderão a aperfeiçoar as suas criações de próteses e outros dispositivos , enquanto que os dentistas estão prontos a exercer, assim que acabam o curso base.

No fundo o curso de técnico de prótese dentária, compreende o curso geral de Medicina Dentária, mais a especialização.

Protésico, um dos melhores amigos do dentista

Resumindo, o tempo que os dentistas gastariam a trabalhar em próteses dentárias, seria penoso para o seu trabalho de reparo e tratamento dentário para que estão treinados, logo, é necessário haver pessoas como os protésicos a trabalhar exclusivamente nessa área.

Quando necessitar de recorrer a um protésico, recorra primeiro ao seu dentista e aconselhe-se, pois ninguém melhor que ele para saber quem são os melhores profissionais da área. O seu dentista já tem experiência em trabalhar com alguns denturistas e certamente deverá acompanhar o seu processo de recuperação, pois será ele a par do seu parceiro protésico que o conduzirão até um sorriso perfeito.

Salário de um Protético

Como em muitas profissões, o protésico não é devidamente recompensado pelo trabalho minucioso que executa. Sendo até mal pago tendo em conta a responsabilidade que tem em mãos. Se pretende se tornar técnico de prótese dentária, conte com um salário normal de dentista e pouco mais. As duas profissões andam lado a lado em termos de remunerações.

O salário vai depender da região onde você vive (em centros urbanos o salários sobe como é natural), dependerá do volume de trabalho, da forma de remuneração (se é por objectivos ou não) e até dependerá do Laboratório de Prótese Dentária para o qual você for trabalhar.

Como poderá verificar, ser protésico, além de ser uma trabalho de enorme responsabilidade, não é dos mais brilhantes em termos de remuneração.

Patrocínios
26-10-2012| Arquivado em Diversos| 0 Comentários| Tags:

Escreva aqui o seu comentário