ProtesesDentarias.com

A Prótese Dentária sem segredos


 

Prótese dentária flexivel

A prótese dentária flexível é uma prótese feita de forma personalizada, em materiais à base de resinas específicas, que pelas suas especificações tornam toda a prótese totalmente flexível. Este novo tipo de prótese é muito popular entre pessoas que não se adaptam às próteses fixas convencionais de acrílico.

Prótese dentária flexível

Prótese dentária flexível

Porque razão deve colocar uma prótese flexível

As razões que estão na base desta mudança de prótese têm na maior parte das vezes a ver com vários factores, nomeadamente:

  • o elevado conforto no seu uso que esta proporciona
  • o desgaste da prótese é mais uniforme que nas próteses acrílicas
  • os ferimentos e dores que se podem sentir ao usar estas próteses, são quase nulos
  • a irritação das gengivas diminui
  • a eficácia mastigatória é elevada

Os dentistas geralmente também têm todo o interesse em que os seus pacientes coloquem uma prótese flexível, pois sabem que estarão a providenciar-lhes um produto versátil, que proporciona resultados satisfatórios e com enorme conforto.

Benefícios deste tipo de prótese

As próteses flexíveis ajudam alguns pacientes a evitar a maior parte da dor associada ao uso das próteses “antigas”. A resina flexível permite que a prótese seja ajustada de forma muito eficaz e contando de igual forma com dentes sintéticos como qualquer outra prótese, garantindo desse modo que apesar da flexibilidade da prótese, toda a função mastigatória não será posta em causa.

Alguns dentistas defendem também que a prótese flexível ajuda a ter uma maior estabilidade relativamente à linha da mandíbula. Tudo isto se traduz no principal benefício deste tipo de prótese: o conforto. Aqueles que por exemplo, no simples movimento de mastigar para trás e para a frente sentem dor (com as próteses tradicionais), repararão que com esta prótese tal problema simplesmente não existe.

Em adição a estes benefícios, as “dentaduras” flexíveis, são desenhadas para serem porosas, isto é, para poderem “respirar” melhor que as tradicionais. Esta característica ajuda a evitar o aparecimento de bactérias na dentadura e nas gengivas, evitando-se muitas vezes doenças que podem por em causa a utilização normal de uma prótese.

Durabilidade da prótese flexível

Como a prótese flexível tem um desenho muito versátil, ela tem muito menos probabilidades de se danificar, nomeadamente de quebrar como a prótese fixa convencional. Quem usa este último tipo de prótese, muitas vezes é confrontado com danos originados por quedas, ou pelo contacto com outras superfícies. Com o design das próteses flexíveis, este tipo de problema é facilmente contornado.

Assim, a sua durabilidade é superior, tendo o paciente um maior à vontade no seu manuseamento e higienização. Esta ultima questão por estranho que possa parecer, é sempre um enorme motivo de stress por parte de quem usa uma prótese acrílica – o medo de a danificar e não só ficar sem prótese, como também ter de suportar gastos com consertos. Ora, com a dentadura flexível, tal é totalmente evitado.

As pessoas que utilizam estas próteses terão de as manter exatamente do mesmo modo que manteriam uma prótese acrílica. Os fabricantes recomendam que as mergulhem todas as noites em água sem quaisquer aditivos. Por fim, devem ser devidamente acondicionadas sempre que não estiverem a ser utilizadas. Como com qualquer prótese a sua limpeza deve ser cuidada. Para evitar o aparecimento de doenças periodontais e até gengivite, devem ser escovadas com pasta dentífrica, assim como todas as regiões onde estas se apoiam.

Preço desta prótese dentária

Se estiver interessado(a) nas características desta prótese e assim pretender colocar uma, fale com dentistas na sua região. Estes terão concerteza todo o gosto e explicar-lhe qual o tipo de prótese que mais se adequa ao seu caso e se para si a flexível é uma boa opção.

Os custos associados à mesma, são ligeiramente superiores ao das próteses acrílicas, mas atendendo aos benefícios que lhe estão associados, estamos convencidos de que se trata de uma opção acertada. Assim, o preço da protese dentária flexível, apesar de ser superior, compensará largamente ao longo do tempo.

Se depois de ler o artigo ainda ficou com alguma dúvida não hesite e use o formulário para que assim o possamos esclarecer melhor acerca das próteses flexíveis

Patrocínios

223 comentários

  1. Naomi disse:

    É possivel fazer uma prótese acrilica com dois dentes?sendo q eles estão em lados opostos?

  2. Andréia Oliveira disse:

    Olá, tenho que fazer uma prótese, não tenho 3 dentes inferiores e do lado direito,e lado esquerdo não tenho 2 tbm inferiores,Gostaria de saber qual é melhor opção acrílico ou grampo?? pq a flexível não tenho condições financeiras de fazer.

    Muito obrigada

  3. francisco cipriano de lima disse:

    uso protese tipo granpo gostaria de saber se flexivel melhor de que granpo por se tratar tratamento novo.

  4. Maria disse:

    Boa tarde,

    Vou fazer a extração dos quatro incisivos do maxilar inferior. Uma vez que, pela informação disponível, a prótese flexível proporciona mais conforto relativamente a outras, será a mesma uma escolha acertada no meu caso?

  5. daiana disse:

    A prótese flexível de silicone toma o céu da boca toda.

  6. Arlindo disse:

    Boa noite! Estou fazendo a protese removivel com is grampos. 2 ultimos dented inferior esquerdo e direito. Falei com minha dentista que nao queria com grampus de metal pois falei que ia aparecer. Ela disse que nao ia. Quando fiz a prova nao gostei. Cogitei fazer a flexivel e ela tenta me convencer que a flexivel nao é boa. Machuca e e dificil de acostumar e ainda me diz que nem é ensinado na literatura formaçao de dentista no brasil. Isso Tudo procede? Obrigado

  7. sandra disse:

    OLÁ PERDI VÁRIOS DENTES SUPERIOR E INFERIOR TBM, QUERO COLOCAR UMA FLEXIVEL QUERO SABER
    DEPOIS DE QUANTO TEMPO MAIS OU MENOS QUE O DENTE FOR EXTRAÍDO PODE SER COLOCADA A PRÓTESE? ONDE FAZER NA ZONA NORTE DE SP? INDICA ALGUM LUGAR? OBRIGADA

  8. Rosangela aparecida miguel disse:

    Ou boa tarde gostaria de saber se ela nao cai pois nao tem nada segurando meu dentista me recomendou mas eu tenho medo de pwrdela na comida oy cousa do tipo

  9. Mari disse:

    Minha sogra sempre usou dentadura, mas agora está um tanto frouxa na boca criando riscos de se engasgar, ela é bem idosa e tem Alzheimer, há como fazer uma prótese com a antiga por modelo? É muito difícil o deslocamento com ela, e penso que ela não conseguirá ajudar para fazer molde para uma nova. Voces prestam serviço em domicilio? Aguardo com urgência seu retorno.

  10. Lurdes Gonçalves disse:

    Boa noite gostava de saber quanto pode custar 2 prótese flexível uma com 3dentes a outra com 2dentes presentemente tenho com ganchos obrigado

Escreva aqui o seu comentário