ProtesesDentarias.com

A Prótese Dentária sem segredos


 

Problemas com a prótese dentária? Saiba o que fazer

Problemas com a prótese dentáriaA colocação de próteses dentárias não tem que ser isenta de problemas, aliás eles acontecem e você deve estar preparado para saber o que fazer se lhe acontecer a si algo do que descreveremos de seguida. Neste artigo daremos algumas dicas para que você saiba lidar com possíveis problemas que possam surgir com a sua prótese.

 

Compilamos aqui os problemas mais frequentes que você poderá encontrar durante o uso da sua prótese e as possíveis soluções (clique nos links para ir direto para a solução):

“Sinto de dor e desconforto”

É possível que nos primeiros dias de utilização da sua prótese dentária, que você sinta desconforto e possivelmente alguma dor. Este sintoma é particularmente frequente em quem usa prótese removível como a dentadura. Devemos alertar desde já que caso sinta dores muito intensas, ou se a prótese lhe provocar ferimentos na boca, deverá dirigir-se logo que possa ao dentista. É provável que a sua prótese esteja mal concebida de tal forma que se torne impossível de a usar, assim deverá ser reajustada (se possível).

Saiba que sentir desconforto e dores ligeiras é perfeitamente normal e acontece porque o seu corpo se está a tentar ajustar a esse “corpo estranho” que acabou de colocar. Mantenha a sua prótese colocada no seu lugar pelo maior período de tempo possível e apenas retire temporariamente para aliviar a dor (se sentir alguma). Com o tempo essas duas sensações irão desaparecer e você acostumar-se-á à sua prótese. Se piorar, deve como sugerido anteriormente, dirigir-se ao dentista.

“Tenho dificuldades na fala”

Um dos problemas mais frequentes que as pessoas que usam prótese dentária enfrentam, é a dificuldade em articular as palavras e adaptar a sua fala à nova condição da sua boca – a presença da prótese dentária. Isso é perfeitamente normal, afinal a prótese pode modificar a maneira como você foneticamente produz cada palavra.

Assim, é importante que tente falar todas as palavras, não necessariamente da mesma forma, mas de modo a serem perceptíveis por quem o ouve. Insista em falar tudo, mesmo que no início a palavras soem de forma estranha, você encontrará uma forma de voltar a falar corretamente. Não se deixe abater pela frustração inicial de não conseguir pronunciar de forma acertada as palavras, com o tempo e muito treino você conseguirá.

“A minha prótese quebrou”

Quando se usa, por exemplo, uma prótese acrílica, como a dentadura, é frequente os pacientes quebrarem a sua prótese. Ou porque ela escorregou durante a higienização, ou porque simplesmente foi feita demasiada pressão na mesma durante este processo. Apesar de todos os cuidados, por vezes isso acontece.

Perante uma prótese dentária quebrada, primeiro, você não deve voltar a colocá-la, a não ser que o dano seja superficial e não haja o risco de magoar o interior da sua boca. Segundo, guarde a prótese num recipiente adequado e marque logo que possível uma consulta no seu dentista expondo antecipadamente a situação. É possível que a sua prótese tenha conserto e não seja necessário voltar a fazer uma nova. Não aplique consertos domésticos como colas e outras substâncias, pois a maioria é tóxica e será prejudicial à sua saúde. Mais, na tentativa de remediar os danos você pode inclusive danificar ainda mais a prótese tornando impossível a sua reparação. Repetimos, fale com o seu dentista e ele saberá como proceder.

“Perdi a prótese”

Embora a maior parte das pessoas tenha muito cuidado quando usa a sua prótese, pode por vezes suceder que você a perca. Claro que neste caso falamos das pessoas que usam prótese removível, por exemplo as dentaduras ou próteses parcias removíveis.

Pode parecer estranho mas é algo que acontece, basta por exemplo você retirar para escovar os dentes num local fora de casa e esquecer-se dela… Assim, nestes casos, o que tem de fazer é mesmo telefonar ao seu dentista e fazer a marcação de uma consulta, pois terá de fazer outra prótese dentária para substituir a que perdeu.

“Tenho a prótese manchada ou descolorida”

Quem usa prótese dentária acrílica por exemplo, está sujeito a que os componentes da mesma mudem de cor com o passar do tempo ou no caso de ingerir alguns tipos de alimentos. A escovagem muito forte das próteses poderá também modificar a sua coloração.

Nestes casos, fale com o seu dentista pois poderá ser possível reverter determinadas manchas que se alojem quer nos dentes postiços, quer nas partes que simulam a gengiva. Quanto à descoloração, provavelmete não haverá muito a fazer, pois o desgaste dos materiais é irreversível.

Esperamos que nesta pequena compilação dos principais problemas que pode enfrentar com a sua prótese, tenha ficado elucidado sobre o que fazer perante cada um deles. Há concerteza mais complicações que os usuários de prótese dentaria enfrentam, mas estamos convencidos de que estes serão os principais. Voltamos a sublinhar que é extremamente importante que perante alguns desses problemas, não tente aplicar consertos caseiros, poderá danificar ainda mais a sua prótese e até prejudicar a sua saúde.

Se acerca dos problemas com as próteses tiver alguma questão, use o formulário em baixo e tentaremos esclarece-lo

Patrocínios

35 comentários

  1. Graciely disse:

    Olá boa noite! Tenho uma prótese removível flexível parte superior e agora quando fui escovar ela quebrou oq eu faço, faz quase um ano que fiz e o dentista me dice que não quebrava! Me diga por favor se tem como concertar!?

  2. Lilian Araujo disse:

    Tem 4 meses que fiz uma prótese de poliamida , e hoje quebrou um grampo de apoio , será que terei de fazer outra ? Tô triste porque estou sem condições agora de fazer outra . Ela é da parte superior .

  3. EdilsonDuarte Frreira disse:

    Uso uma protese removivel dentadura. So que em casa quase nao a uso .uso diariamente fixador de protese.em casa tiro quase nao como. nao como com a protese a de cima fica perfeitamente mais a de baixo fica frouxa.nao sei se isso vai me trazer problemas ja acostumei fazendo isso gostaria de uma explicaçao mais profissional grato.gostaria de resposta.

  4. Mohamed Moatassim disse:

    Bom dia !
    Tenho uma prótese esquelética com onze (?) dentes em cima, mas está em mau estado e cai. Pedi para consertá-la e tiraram um gancho que a sustentava a um dos dentes que ainda tenho no maxilar. Tenho também uma em baixo. Quanto custaria o conserto ou a substituição da de cima? Queria para já resolver este problema para poder dar aulas. Depois, tenciono. Em baixo, tenho o dente para arrancar. O que acham? Obrigado!

  5. Maria Isabel disse:

    Olá, coloquei uma prótese flex na parte inferior contendo 3 dentes e uma superior com os 3 molares esquerdos e 3 molares direitos, desde que coloquei a prótese superior não consigo mastigar os alimentos, isso é normal, já estou com ela fazem 10 meses. Grata

  6. Eder Frohlich disse:

    ola tenho uma ponte movel na parte superior e quebrou os grampos de um lado gostaria de saber c tem conserto uo vou ter q fazer outra

  7. Glaucia disse:

    Preciso de ajudar. Usou uma ponte móvel só dois dentes da frente Ela quebrou como faço pra colar. Quais são as cola específica que encontro em farnacia. Vou fica assim
    até dia 08.01 por que e véspera de Natal e não encontro dentista.

  8. Joatan junior disse:

    Tenho uma prótese dentaria metálica removível com seis dentes sendo que dois dentes estão quebrados tem conserto?

  9. Soraia disse:

    Minha protese movel nao está encaixando fiquei um mês se mm usar e ela está maior que o espaço do dente. Tem conserto?

  10. alberto Rodrigues disse:

    Eu uso próteses inferior e superior mas somente a inferior esta quebrada sera se eu posso trocar somente a prótese inferior?

Escreva aqui o seu comentário