ProtesesDentarias.com

A Prótese Dentária sem segredos


 

Pontes dentárias o que são?

As pontes dentárias, em linguagem bastante simplificada, são pequenos dispositivos que se colocam na dentição de forma a preencher áreas onde haja dentes em falta. São dentes “falsos” que substituem os dentes naturais e lhe renovam não só a estética do seu sorriso, como recuperam toda a funcionalidade de uma dentição completa.

O que são as pontes dentárias

Os dentes naturais podem perder-se, é um facto incontornável, tal pode acontecer devido a doenças como a periodontite, cáries dentárias, ou até devido a traumas resultantes de acidentes. As pontes dentárias podem ser colocadas para reconstruir o sorriso dos pacientes e garantir que estes não sofrerão dos efeitos negativos da perda de dentes.

Quando se perdem dentes, há grandes probabilidades dos dentes adjacentes se moverem para tentar preencher esse espaço deixado “vago”. Há também a hipótese de toda a função mastigatória e até a dicção serem afetadas pela falta de dentes. Em casos mais graves, pode ocorrer mesmo que a perda de dentes provoque sérios problemas com a oclusão (mordida) ou até problemas mandibulares. Felizmente, a pontes dentárias podem prevenir a maioria desses problemas e preencher o espaço deixado pelos dentes naturais que possam ter-se perdido.

As pontes dentárias são mais eficazes e indicadas para pessoas que perderam apenas alguns dentes, pois a sua colocação (das pontes), implica que necessitem de ser “ancoradas” nos dentes adjacentes. Naturalmente, se tiver perdido mais de três dentes por exemplo, as pontes começam a ser uma solução pouco indicada para o seu caso.

Tipos de pontes dentárias

Existem pelo menos três tipos de pontes dentárias, elas se distinguem essencialmente pelo modo como se procede à sua fixação, veja a seguinte ilustração:

Ponte dentária convencional

Ponte dentária convencional

Ponte dentária de Apoio Metálico

Ponte dentária de Apoio Metálico

Ponte dentária de apoio num só dente

Ponte de apoio num só dente

Agora poderá verificar em que consiste cada uma das pontes dentárias supracitadas:

  • Ponte dentária que se apoia nos dentes adjacentes: é um tipo de ponte que faz de apoio os dentes próximos do lugar onde se dá a ausência de dentes. As coroas dentárias são “coladas” a esses dentes e toda a prótese fica imobilizada.
  • Ponte que se apoia nos dentes adjacentes através de “placas” metálicas – ao contrário do tipo de ponte anterior, estas em vez de usarem coroas para se consolidarem no seu lugar, servem-se dos dentes adjacentes da mesma forma como suporte, mas unem-se a eles com duas placas metálicas que se “colam” na parte de trás destes.
  • Ponte que se apoia num só dente – tem um modo de se fixar similar à primeira ponte dentária referida nesta lista, com a diferença de o fazer apenas num só dente. Apesar de tudo são seguras e dispõem de uma boa estabilidade.

Quanto tempo demora até ter a sua ponte?

É importante que saiba que o tipo de ponte necessário e o tempo que demora a que você a tenha devidamente colocada, dependerá da gravidade e do tipo de problema a solucionar.
Normalmente são necessárias pelo menos quatro consultas até ter a sua ponte colocada e na maioria dos casos, o tempo despendido do início ao fim do tratamento, depende mais do laboratório de prótese dentária, do que do seu dentista.

Preço da ponte dentária

É dificil dar-lhe um preço exato para cada tipo de ponte, pois tal depende de várias condicionantes, nomeadamente a ponte que for mais adequada ao seu caso, a extensão do problema a resolver e até depende do estado actual da sua dentição.

Assim, para ter uma ideia muito mais fidedigna de quanto custa uma ponte, terá de se dirigir a um ou mais consultórios dentários e pedir orçamentos. Estamos certos de que todos os dentistas lhe indicarão claramente o que mais se adequa a si e dar-lhe-ão a quantia exata que terá de gastar para corrigir a sua dentição.

Esperemos que tenha ficado esclarecido(a) acerca das pontes dentárias. Em caso de dúvida contacte-nos pelo formulário em baixo

Patrocínios

16 comentários

  1. elisabete frança pereira pinto disse:

    gostaria muito de fazer um implante,de dois dentes que eu perdi a muitos anos atráz, mais não tenho condiçoes financeiras .

  2. marcos antônio disse:

    meu caso é o seguinte, tenho 45 anos e no lugar dos 4 elementos superior da frente só cabem 3 é possivel fazer correção ortodontica e escolher que modelo ou tipo de dente em porcelana fica melhor em todos os aspectos obs tenho uma conhecida que fez ponte fixa e ficou muitissimo bem feito o trabalho quase 100% natural por baixo
    foi colocado ouro mas ela não tem mais como contactar em fim estou procurando
    onde fazer um tratamento assim para transformar meu sorriso é possivel colar no aparelho ortodontico facetas de porcelana para disfarçar durante o tratamento eu moro em maceió al

    • admin disse:

      Olá Marcos

      Um tratamento ortodontico em conjugação com a colocação de facetas estéticas podem de facto alterar radicalmente um sorriso (para melhor claro). Assim, o melhor é pedir um plano personalizado de tratamento numa clínica na sua área.

  3. ivone camargo cassiraghi disse:

    tenho 53 anos perdi meu ultimo dente de leite a2 meses era 1 presa eu tentei uma ponte mas nao ta dando certo,nao consigo falar comer,?
    nem pensar, gostaria de saber se e´verdade que para colocar implante sao 6 meses de espera para poder por a parte esterna? voce me indicaria um bom profissional aqui na minha cidade? moro em leme interior de sao paulo

    • admin disse:

      Olá Ivone

      A coroa se coloca após alguns meses sim, não chega a 6 meses na maioria dos casos. Especialistas na sua cidade só mesmo procurando, por exemplo aqui.

  4. Cristiano Neves Iório disse:

    Olá, boa tarde!!!
    Acabei de passar o fio dental entre a ponte fixa e o implante e quando fui puxar o fio, soltou um dos dentes da ponte fixa, o que devo fazer, será que terei que trocar todo o trabalho ou posso só cimentar este dente da ponte que soutou.
    Abraços

    • admin disse:

      Olá Cristiano

      A cimentação terá de ser feita em ambos os dentes, a não ser que a sua ponte se apoie apenas num dente.

  5. Gloria Caamaño disse:

    Olá… coloquei ponte fixa há 23 dias da seguinte forma : 1 elemento parte superior esquerda e 2 elementos parte superior direita.Não havia nenhuma cárie e somente um dente tinha obturação, e esse mesmo tem doído muito.Estou a base de Amoxilina 500mg e mesmo assim a dor e latejação permanesse. Isso é normal ? A dentista não deveria ter feito um Raio X ? Estou muito preocupada, pois estou em tratamento médico (diabetes e fíado) e tomando remédios fortes. Desde já agradeço a atenção.

    • admin disse:

      Olá Glória

      O melhor será consultar a sua dentista de novo. 23 dias tomando antibiótico é sempre razão para preocupação.

  6. amanda henriques disse:

    minha mae usaa dentadura na parte de cima e ela gostaria de estar colocando ponte è possivel?

  7. Marlene Trovato disse:

    Boa noite… fiz uma ponte fixa(superior direito) de 4 elementos sendo que o último do fundo ou seja o quarto dente da ponte fixa é tipo suspenso eu não tinha outro para apoio. Ocorre que coloquei há 1 mes e estou com a bochecha toda machucada de tanto morder. Eu quero que o meu dentista tire ela sem ter que ficar martelando para tirar, como TIRAR SEM DESTRUIR PARA VER SE TEM CORREÇÃO… E PORQUE EU FICO COM A BOCHECHA TODA MORDIDA !tem alguma coisa erra nessa ponte ? NÃO AGUENTO MAIS, EU QUERO TIRAR PRA VER O QUE TEM DE ERRADO. MEU DENTISTA DISSE SE FOR PARA APROVEITAR DEPOIS A MESMA PONTE, TEM QUE TIRAR A MARTELADA PARA NÃO ESTRAGAR ! EU NÃO TENHO CULPA SE VAI ESTRAGAR OU NÃO …EU QUERO TER UMA BOA PONTE (TDO BEM QUE TEM QUE HABITUAR, POREM, NÃO DESTRUIR A BOCHECHA) .
    PELO AMOR DE DEUS ME MANDE UMA LUZ… NÃO POSSO FICAR SEM DENTE E TBEM NÃO TENHO DINHEIRO PARA IMPLANTE !
    AGUARDO SE POSSIVEL UM RETORNO PELO MEU EMAIL. OBRIGADO

    • admin disse:

      A obrigação de reajustar a prótese é do seu dentista, não sua. Ele é quem deve suportar os custos de todo o processo. E se a prótese não tiver reajuste possível, ele deverá substituir por outra.

  8. Sophia disse:

    Boa noite sofri um acidente de moto e perdi os dois dentes superior da frente qual prótese vc me recomendaria? Pois coloquei uma com uma presa por um metal e não gostei quando dou um sorisso aparece o metal.

  9. leila disse:

    coloquei dois dentes de porcelana, porém minha dicção esta horrível, não consigo mais pronunciar palavras com s ….preciso procurar um fono ou se trata do espaço entre os entes? qual motivo?

Escreva aqui o seu comentário