ProtesesDentarias.com

A Prótese Dentária sem segredos


 

Prótese dentária removível: preços, tipos…

Um dos meios financeiramente mais acessíveis de se voltar a ter um sorriso natural com toda a dentição, para pessoas que sofreram de perda de dentes, é através da colocação de uma prótese dentária removível. Estas são indicadas pelos dentistas para eliminar problemas relacionados com ausência de dentes a custos mais acessíveis, podendo ser utilizadas próteses removíveis tanto nos casos em que a perda de dentes é total como em casos de perda parcial. Obviamente que de acordo com o tipo de prótese removível que se adequar mais ao seu caso, todo o procedimento e o seu custo irão variar. Para saber mais acerca da prótese dentária removível continue a ler este artigo.

Que tipos de próteses dentárias removíveis existem?

As próteses removíveis, podem ser agrupadas em dois tipos de acordo com a sua extensão, as parciais que substituem apenas alguns dentes e as totais que substituem toda a dentição (comummente chamadas de dentaduras).

  • As próteses parciais: são estruturas que cobrem na totalidade a “falha” existente na dentição. São usadas maioritariamente para substituir apenas alguns dentes e aplicáveis em casos em que houve uma perda total desses dentes, habitualmente devido à sua extração. Estas próteses podem fixar-se através de dois métodos: grampos metálicos, ou através da sua própria conceção que lhes permite “agarrar-se” aos dentes saudáveis adjacentes. Imagine neste último caso uma dentadura parcial, talvez seja a imagem mais simples para realmente compreender a estrutura e funcionamento de uma prótese removível parcial.
  • As próteses totais ou dentaduras: tradicionalmente são concebidas em polímeros específicos e em duas partes distintas: os dentes artificiais e a estrutura de suporte. Os dentes artificias naturalmente simulam toda a dentição natural, enquanto que a estrutura de suporte se asemelha à gengiva. Fixam-se à boca através do vácuo criado entre a prótese e superfície oral onde se alojam, podendo ser usados fixadores de prótese dentária para ajudar a aumentar o conforto no seu uso. Existem também próteses dentárias removíveis que se fixam em implantes e podem ser também removidas de acordo com as necessidades do paciente. Nestas próteses dispensa-se o uso dos fixadores acima referidos, uma vez que a forma como estas se alojam na boca do paciente é extremamente eficaz, são as chamadas próteses sobre implantes.

Como se aplicam as próteses dentárias removíveis?

No caso das próteses parciais, o seu dentista irá criar um molde que inclua o espaço com os dentes em falta a preencher pela prótese e incluirá os dentes adjacentes para que seja possível dimensionar a prótese adequadamente, ajustando-a de forma perfeita à sua dentição existente.

Depois desta fase, todos esses moldes serão enviados para o laboratório de próteses dentárias e aí será concebida a sua prótese removível. Como foi referido acima, antes desta fase é também escolhido o modo como se ira fixar a prótese: através de grampos ou usando a própria prótese dentária.

Logo que o seu dentista recebe a prótese do laboratório, chegará a fase da sua aplicação. Esta, tratando-se de uma prótese removível, é bem simples como deverá supor. O paciente apenas tem de colocar a prótese e transmitir ao dentista se esta está ajustada ou não. É comum e perfeitamente aceitável que algumas próteses necessitem de um pequeno reajuste, saiba que não deve de forma alguma sair do consultório se estiver muito desconfortável com a prótese, nomeadamente se sentir dor. Se acha que a sua prótese removível não foi feita de modo a encaixar de forma perfeita na sua dentição, sem com isso causar dor, peça ao dentista que reveja a situação, está no seu direito. Por outro lado, saiba que é perfeitamente natural sentir desconforto (dor não) nos primeiros dias de uso da prótese. Use-a não a retire, quanto mais cedo se acostumar à sua presença melhor se adaptará a ela.

No caso das próteses totais ou dentaduras, o processo para a sua conceção e aplicação é análogo ao das próteses parciais, pelo que seria repetitivo referir todos os passos novamente. No entanto ressalvamos que no caso das próteses totais, é ainda mais importante certificar-se de que ambas as próteses, tanto a do maxilar como da mandíbula, encaixam na sua boca perfeitamente sem causar dor e além disso é importante que verifique também se a sua oclusão está devidamente alinhada, isto é, ao fechar e abrir a boca os dentes devem estar na posição adequada encaixando-se uma prótese na outra de forma perfeita.

Cuidados a ter com as próteses dentárias removíveis

Para aumentar a durabilidade da sua prótese dentária removível e preservar a sua saúde oral, é muito importante que cuide da sua prótese com todos os cuidados, quer seja na sua utilização diária, quer seja até na sua higienização. Todos os dias deve remover a(s) prótese(s) e proceder à sua higienização, no caso de usar próteses parciais, use também fio dentário (para mais detalhes acerca da higienização leia: Limpeza de Próteses Dentárias – Como limpar sua Prótese).

Visite o seu dentista com a frequência adequada, não só para verificar a sua saúde oral geral, como também para prevenir ou detetar precocemente possíveis problemas. Estes dois procedimentos, a higienização adequada da sua prótese e as visitas regulares ao dentista, devem por si só garantir a longevidade da sua prótese e aumentar o seu conforto com as mesmas.

Se eventualmente surgir algum problema com a sua prótese removível, por exemplo se a prótese quebrou, dirija-se logo que possível ao dentista, de preferência ao que lhe colocou a prótese e está familiarizado com o seu caso. Evitará agravar os danos na sua prótese, ou até, problemas que possam surgir com a sua saúde oral, tais como ferimentos, problemas gengivais, ou ainda complicações mais sérias.

Preço de uma prótese dentária removível

Quanto a este tópico, teremos de ser francos e dizer-lhe que de acordo com cada caso e cada tipo de prótese o seu preço varia. Por exemplo: o preço da prótese parcial será maior, quantos mais dentes tiver de substituir; as dentaduras têm preços distintos se forem as convencionais, ou encarecem caso use prótese sobre implantes. Devemos também referir que o preço das próteses dentárias removíveis é quase sempre inferior à prótese dentária fixa.

Se eventualmente possuir um seguro dentário ou um plano de saúde que inclua as próteses dentárias, o custo deste tratamento poderá ser drasticamente reduzido, pois será parcialmente suportado por essas entidades, amenizando assim o que esforço necessário à sua aquisição. Essa é uma das formas de substituir dentes perdidos de forma mais comportável.

Para mais informações acerca das próteses dentárias removíveis, do seu custo, das suas vantagens e desvantagens, consulte o seu dentista, ou poderá também visitar os que recomendamos. Saiba que a escolha de um profissional experiente nesta vertente da medicina dentária, é fundamental para que o seu tratamento seja bem sucedido.

Patrocínios

50 comentários

  1. sidney disse:

    o preço de uma dentadura comum

  2. paulo disse:

    Gostaria de saber o preço de uma dentadura somente a superior e o prazo que leva para coloca-la
    Att

  3. Izabel disse:

    PPR troca se somente os dentes? A base de metal ta perfeita.

  4. Hilquias de oliveira freire disse:

    gostaria de saber quanto custa uma protese da parti debaixo

  5. Waldomiro Dias disse:

    …. Desejo fazer só a dentadura superior ….

    … Gostaria de saber o preço normal …. Ou se possível com os dentes caninos de aço …

  6. Antonio Almeida disse:

    Precio de saber o valor aproximado de uma protese amovivel superior

  7. alcides moreira disse:

    ola boa noite
    gostaria de saber o preço de uma dentadura
    quero trocar as minhas boa ebonitas

  8. paulo celio disse:

    qual o custo para dentaduras superior e inferior…..e em quantas parcelas divide no cartão……dentadura com dentes comuns…

  9. Marinete Pereira disse:

    Quero saber o preço de um dente móvel

Escreva aqui o seu comentário