ProtesesDentarias.com

A Prótese Dentária sem segredos


 

Cuidados com a dentadura

Cuidar das dentaduras não é muito difícil, mas, como a maioria das coisas, há um caminho certo e um errado para as manter frescas, limpas e nas melhores condições funcionais.

Primeiro de tudo, é importante compreender que as dentaduras são muito delicadas. Deixá-las cair, mesmo a uma altura pequena, pode causar rupturas graves. É uma boa ideia de escovar as dentaduras sobre uma bacia de água ou sobre uma toalha macia para formar um colchão no caso desta escorregar das suas mãos. Os movimentos em que se originam mais danos é quando se está a colocar ou retirar a prótese e quanse se está a proceder à sua lavagem.

Cuide da sua dentadura

Como os dentes naturais, as próteses precisam escovagem diária para mantê-los limpos. Ao cuidar de dentaduras, use sempre uma escova para próteses dentárias. Estas são projetadas especialmente para as próteses, sendo que ao serem utilizadas para as limpar nunca as irão danificar (a não ser que sejam mal utilizadas).

Há também produtos de limpeza especiais e cremes dentais feitos apenas para dentaduras. Eles são leves e não abrasivos. Nunca use pasta de dentes regular ou outros limpadores ásperos. É uma boa ideia escolher apenas produtos certificados e testados, estes garantirão a segurança e eficácia necessárias.

Os cuidados com a prótese não são só limpar a prótese

Seu tecido da gengiva e osso maxilar vão encolher e diminuir ao longo do tempo, mas isso será minimizado se você usar a sua prótese todos os dias. O encolhimento irá fazer com que o espaço entre a gengiva e a prótese dentária aumentem tornando-as ineficazes. Com bons cuidados, um conjunto de dentaduras pode e deve durar de 5 a 7 anos antes de precisar ser substituído/reparado.

Parte dos cuidados com a prótese envolve cuidar de sua boca e gengivas também. Uma escova de dentes macia pode ser usada para escovar as gengivas e língua duas vezes por dia. Isso não só removerá a placa, como também estimula a circulação para manter as gengivas saudáveis. Outra das coisas que você pode fazer para ajudar a manter sua boca e gengivas saudáveis ​​inclui enxaguar a boca com água morna com sal ou usar um elixir bucal, e dar às suas gengivas descanso durante a noite retirando a prótese.

Para concluir o artigo recomendamos a leitura de:

Patrocínios
7-11-2012| Arquivado em Limpeza da prótese dentária| 3 Comentários| Tags:

3 comentários

  1. alcir gomes disse:

    UMA DENTADURA BEM CUIDADA PODE DURAR MUITOS ANOS. NÃO USANDO ABRASIVOS.
    CONTUDO NÃO SE DEVE USAR PRÓTESES TOTAIS COM FOLGA, ISTO PODE CAUSAR DANOS EM SUA BOCA.

  2. Fatima Machado disse:

    Boa tarde
    Tenho uma protese amovível e estou com uma certa dificuldade em a limpar como deve ser
    A prótese inferior está a ficar muito escurs e não a consigo limpar talvez por eu ser fumadora
    O que devo gazer?

Escreva aqui o seu comentário