ProtesesDentarias.com

A Prótese Dentária sem segredos


 

Prótese dentária sobre Implantes

Neste artigo ficará a saber o que é uma prótese sobre implantes, como funciona, terá acesso a imagens ilustrativas dos tipos de próteses que estão disponíveis actualmente, poderá conhecer de modo mais aprofundado como se processa a sua colocação, terá acesso aos cuidados que se deve ter quando na posse destas próteses, as possíveis complicações que podem surgir nestes casos, o que esperar do tratamento e por fim algumas considerações sobre o preço da prótese sobre implantes.

O que é uma prótese sobre implante?

A prótese sobre implante é um tipo de dentadura que se fixa sobre implantes dentários. Enquanto que as dentaduras convencionais, para se manterem imóveis, apoiam-se nas gengivas e as da arcada superior também no céu da boca, as próteses sobre implantes fazem uso de implantes para se fixar na boca do paciente.

Utiliza-se a prótese sobre implante em casos em que o paciente requer um método de fixação mais eficaz que o da prótese dentária removível (no caso das dentaduras) e também em casos em que há uma perda total de dentes e existe osso suficiente para suportar implantes dentários. A prótese sobre implantes tem encaixes específicos que se fixam aos implantes de forma perfeita.

As próteses sobre implantes geralmente são concebidas para a arcada inferior, pois as dentaduras convencionais tendem a ser mais instáveis na mandíbula. A dentadura que se coloca na arcada superior costuma ser mais estável e não requer uma fixação como a referida. No entanto, é perfeitamente possível conceber uma prótese sobre implantes para ambas as arcadas, beneficiando assim de toda a estabilidade que uma prótese deste tipo providencia.

Ao utilizar estas próteses, deve removê-las diariamente para proceder à sua limpeza e à higienização das suas gengivas. Tal como as dentaduras “normais” você não deve dormir com a prótese.

Saiba também que antes de optar por colocar uma prótese sobre implantes, receberá do seu dentista todas as sugestões e indicações sobre o tipo de prótese dentária mais adequado ao seu caso.

Como funciona uma prótese sobre implantes?

Existem dois tipos de próteses sobre implantes quanto ao seu apoio: as que se fixam numa barra e as que se fixam em “esferas”. Em ambos os casos o paciente usará uma prótese concebida à base de acrílico e que se asemelhará à gengiva natural. Os dentes podem ser de porcelana ou acrílico como em qualquer dentadura, simularão na perfeição a dentição natural. Ambos os tipos de prótese necessitam de pelo menos dois implantes para poderem fixar-se devidamente.

Vejamos agora em que consiste cada das próteses:

Próteses fixas em barras

Próteses fixas em barras

Próteses fixas em esferas

Próteses fixas em esferas

Próteses fixas em barras: uma barra metálica que segue a curvatura da sua mandíbula é fixada em dois a cinco implantes que se encontram devidamente consolidados nessa arcada dentária. A dentadura fixa-se sobre essa barra e mantém-se imóvel devido à existência da referida barra e os respectivos encaixes. Próteses fixas em esferas: em cada um dos implantes é colocada uma espécie de esfera que por sua vez encaixará na dentadura. O implante mais a “esfera” são chamados de “macho” enquanto que o encaixe na dentadura é a “fêmea”. Há casos em que a fixação é inversa, isto é, o “macho” está na prótese e a “fêmea” no implante dentário.

O processo de colocação da prótese

Comecemos pelos implantes dentários, estes como são utilizados em conjugação com este tipo de prótese dentária, geralmente são colocados na zona frontal da sua boca, a razão prende-se com o facto de aí existir mais osso onde estes possam ser implantados. Outra razão para justificar a escolha desta parte da sua boca para colocar os implantes, prende-se com o facto de nesta zona o número de nervos e outras estruturas que podem interferir com os mesmos, serem em menor número.

O tempo para completar a colocação dos implantes, que é algo que condiciona a duração de todo o tratamento depende de vários fatores. O período de tempo médio para todos os implantes estarem colocados e devidamente consolidados é de cerca de 5 meses para a mandíbula e 7 meses para o maxilar. Isto inclui todas as cirurgias e a colocação da prótese propriamente dita. Isto é, após este período, qualquer pessoa pode estar já na posse da sua prótese sobre implantes e poderá utilizá-la normalmente. Note que se precisar de enxerto de osso, para no fundo viabilizar a colocação dos implantes, este processo pode alargar-se até um ano ou mais.

Voltando aos implantes, normalmente apenas são necessárias duas cirurgias para a sua colocação. Na primeira é colocado o implante propriamente dito, no supracitado osso e na segunda que é efectuada 3 a 5 meses depois, é colocada a barra de suporte acima referida ou o suporte em forma de esfera.

Actualmente é por vezes efectuada uma cirurgia única na qual todo este processo é efectuado, abreviando assim todo o tratamento. Este tipo de procedimento tem tido uma taxa de sucesso elevada.

Como já terá percebido, após a colocação dos implantes, e supondo que o dentista já terá tido tempo suficiente para confecionar a sua prótese, todo o processo termina e o usuário da prótese sobre implantes pode fazer a sua vida normalmente e em segurança sabendo que esta foi devidamente colocada.

Cuidados a ter com a prótese sobre implantes

Todas as noites deverá remover a sua prótese, para desse modo poder higienizá-la devidamente e proceder também à limpeza do interior da sua boca, de preferência com uma escovagem muito leve e usando de seguida um enxaguante bucal (qualquer elixir comum servirá). Ao remover a prótese faça-o cuidadosamente para não danificar os implantes de suporte.

Apesar da sua prótese sobre implantes ter uma estabilidade muito superior à dentadura convencional, mesmo assim pode mover-se ligeiramente podendo com esse movimento causar atrito com as gengivas. Ora, tal atrito por sua vez pode originar ligeiros ferimentos. Se tal acontecer no seu caso, dirija-se ao dentista de modo a que este elimine ou menorize esse problema. Este verificará primeiro o estado das suas gengivas e de seguida analizará a sua oclusão para verificar se existe algum desalinhamento que possa estar a provocar estes ferimentos.

Outro aspeto relacionado com os cuidados com a protese sobre implantes é que os materiais que servem para unir os implantes à “dentadura”, desgastam-se com o tempo e necessitarão de ser mudados pelo menos uma vez por ano.

Possíveis complicações

Para além dos [baixos] riscos inerentes à colocação dos implantes, que podem ou não ser bem sucedidos (a taxa de sucesso em não fumantes é de aproximadamente 90%), as barras de apoio à dentadura também têm os seus riscos.

Nas próteses suportadas por barras metálicas por vezes, devido a todos os componentes dos quais são constituídas, podem soltar-se dentes da prótese. Tal problema pode resolver-se facilmente pelo seu dentista.

Também é importante que essa barra, ao ser colocada sobre os implantes, tenha o seu peso devidamente distribuído por cada um dos mesmos. Se isto não acontecer, pode ocorrer que um ou mais apoios da barra se soltem e isso cause a total destabilização da prótese. Também é de referir que em último caso, os próprios implantes podem soltar-se, devido a essa diferença na tensão exercida em cada um deles.

O que esperar da sua prótese

A sua prótese sobre implantes será muito mais estável que uma dentadura convencional. Ora, este facto permitirá que disponha de um grau de conforto muito elevado. Será facil para si articular as palavras e ter um discurso foneticamente compreensível, será muito fácil alimentar-se e ter estabilidade para mastigar os alimentos devidamente e até em termos estéticos sairá beneficiado, pois a protese sobre implantes providencia-lhe um resultado superior ao da dentadura.

Se usar uma prótese sobre implantes no seu maxilar, poderá dispensar também a cobertura excessiva do seu palato, tornando-se mais confortável de usar (por exemplo diminui o reflexo do vómito). Tal é possível devido à sua fixação e estabilidade.

Preço da prótese sobre implantes

O preço que deverá ter de pagar por uma prótese deste tipo será sempre muito superior ao que pagaria por uma dentadura convencional. Repare que para além da estrutura da dentadura terá de fazer até dez implantes na totalidade. E como é sabido o custo dos implantes dentários é sem dúvida elevado.

Não queremos desencorajá-lo com esta descrição, mas é esta a realidade e não há como a esconder. Apesar da performance excelente que esta prótese tem, o seu custo é elevado. Poderá não ser possível de suportar por qualquer pessoa, mas quem o puder fazer ficará com a garantia de ter substituído a dentição que perdeu por uma estrutura estável, esteticamente muito aceitável e que lhe renovará a auto-confiança.

Ainda tem alguma dúvida ou questão sobre as próteses sobre implantes? Use o formulário em baixo e tentaremos esclarecê-lo(a)

Patrocínios

111 comentários

  1. paulo loureiro disse:

    Depois de gastar bastante dinheiro, a minha prótese fixa não esta bem. tenho imensa dificuldade em falar e breve irei mandar retirar. Falar com isto posto não lembra a ninguém.No passado com placas normais falava sem assobios e outros sons tipo desenhos animados. vou voltar as velhas acrílicas e pronto

    • admin disse:

      Paulo, antes de o fazer acho que deveria referir esse problema ao seu dentista e pedir que ele reajuste a prótese. Não há duas próteses iguais e é sempre necessário que se habitue a uma nova, pense também nisso.

  2. silvia disse:

    fiz cirurgia de implantes fazem hoje 20 dias, e sinto que a protese esta soltando ou como posso dizer quando falo ela mexe.pode ter sido por que beijei? quero saber se é comum a protese frouxar ou soltar do implante ou pode ser o implante mesmo que está soltando.

  3. anttonio disse:

    ola, por favor preciso colocar uma protese fixa superior, mas antes gostaria de saber o valor em media. muito obrigado.

  4. manuel carvalho disse:

    ola gostava que me imformacem o preco mais barato para implante,faltam 3 dentes na frente parte superior, ou tambem o preco para tudo completo em cima e em baixo,e detailhes sobre o tempo necessario, e o mais rapido possivel Obrigados M.P.DE CARVALHO

  5. TTEELMA disse:

    FIZ UM IMPLANTE DE PROTESE INFERIOR COM 5 PARAFUSOS NA PARTE SUPERIOR DENTADURA NORMAL TENHO SOFRIDO MUITO A MASSA QUE TAMPA OS BURACOS DO PARAFUSOS VIVEM SAINDO AI FICA UM BURACO OU MELHOR CINCO BURACOS E UMA TORTURA PARA COMER POIS A COMIDA ENTRA POR ESSES BURACOS UM FILME DE TERROR VOLTO AO LUGAR QUE FIZ ELES FECHAM OS BURACOS FICA NO MAXIMO 3 MESES OUTRA DIFICULDADE E PARA LIMPAR SO VIVO COM HALITO INSUPORAVEL E FIQUEI COM UM PROBLEMA TIPO BRUXISMO APERTO OS DENTES A T HORA NAO CONSIGO ENTENDER ESTOU SOFRENDO MUITO E NAO TENHO MEIOS FINANCEIROS PARA PROUCURAR OUTRO PROFICIONAL POR FAVOR ME AJUDE OBRIGADO ESPERO A RESPOSTA FIQUE COM DEUS

  6. jose altamiro de souza disse:

    estou em processo de colocação de prótese fixa e a antiga convencional não serviu mais.o que o meu dentista pode fazer para mim ajudar?grato.

  7. Jair Dias disse:

    Preciso saber so uma ideia de preço tipo pra fixar uma dentadura superior com parafusos…

    • ATAIRÇO disse:

      paguei 450 reais em cada implante, foram 6 x 450 =2700
      mais 1 prótese protocolo provisoria que só poderá ser usada por 6 meses. valor 2000 mil e apos 6 meses colocarei a definitiva que custa entre 4000 mil e 8000 mil, depende do material escolhido.
      totais= 2700+2000+4000= 8700 mil

  8. jose altamiro de souza disse:

    olá boa noite,
    o que é uma prótese provisória e qual é a sua função,como posso ter uma neste momento que estou sem porque estou em processo de cirurgia.grato.

  9. enio disse:

    quanto tempo leva para fazer a colocacão da protese aqui me disseram q em 24 horas ja sai com ela verdade?

  10. vera disse:

    coloquei 4 implantes para se colocar uma overdenture tres deram rejeicao logo nos 2 primeiros mezes e o terceiro se soltou o parafuso na primeira semana de uso da protese o que houve de errado

    • admin disse:

      O seu corpo rejeitou os implantes, só isso. Isso embora não seja comum, acontece.
      Portanto terá de optar por outro tipo de solução.

Escreva aqui o seu comentário